Heantos: uma promessa para tratar dependência química?

Resposta: Heantos é uma combinação de diferentes plantas medicinais que tem sido utilizada e aprovada no Vietnam para o tratamento da Síndrome de Dependência de Opioides. A formulação original consiste no extrato de 13 plantas, resultando em mais do que 196 compostos identificados.

As plantas citadas são:

Continua após publicidade

Radix Campanumoeae

Radix Ophiopogonis japonici

Radix Astragali membranacei

Radix Glycyrrhizae

Continua após publicidade

Radix Angelicae sinensis

Radix Rehmanniae glutinosae

Radix Polygalae

Continua após publicidade

Tuber Stephaniae glabrae

Rhizoma Zingiberis

Ramulus Cinnamomi

Fructus Ziziphi jujubae

Semen Ziziphi mauritianae

Colla Corii asini (agente de ligação)

Já, alguns dos derivados químicos destas plantas podem ser citados abaixo:

Isoflavonoides (Etil-frutofuranose)

Flavonoides

Açúcares

Glicosídeos esteroides

Glicosídeos iridoides

Aminoácidos

Triterpenoides

(…)

Até o presente momento, os mecanismos neurais de ação do Heantos não são plenamente conhecidos, até mesmo porque são muitos os compostos presentes. Heantos, que é o termo grego para “plantas”, é tomado oralmente e parece reduzir o comportamento de busca por opioides em modelos animais. Estudos experimentais têm mostrado que essa combinação de plantas melhora o afluxo de dopamina em uma região cerebral conhecida como núcleo accumbens, que faz parte do nosso sistema de recompensa cerebral.

Outrossim, Heantos atua na ativação e também no bloqueio de canais de cálcio em diferentes áreas do cérebro, como o tálamo. Os canais de cálcio, importantes na transmissão neuronal, estão implicados na neurobiologia dos sintomas de ansiedade, do funcionamento da memória e das crises epilépticas. Dessa forma, aventa-se cuidado na administração do Heantos em indivíduos que já apresentam reduzido limiar para crises convulsivas!

Heantos é consumido em cápsulas

Vendido em cápsulas, inclusive pela Internet, o Heantos precisa urgentemente de conclusões claras a respeito da sua segurança e eficácia real. Relatos anedóticos não são suficientes para estabelecer uma boa ciência. Dada a aparente alta comercialização desse composto e falta de adequado controle, também não é possível afirmar, além de uma dúvida razoável, que o “Heantos” daqui é o mesmo do “Heantos” de lá. Daí a necessidade de estudos pormenorizados, padronização da sua composição, estudos clínicos e farmacológicos, identificação dos compostos ativos, dentre outros vários.

Embora uma rápida busca pela Internet mostre diversos entusiastas desse composto de plantas, não existe evidência científica minimamente suficiente para deduzir algum benefício real no tratamento das dependências químicas.

Medicações à base de plantas têm, cada vez mais, sido industrializadas e comercializadas. Cientificamente, grandes esforços têm sido envidados para determinar quais são os ingredientes ativos das múltiplas plantas ditas “medicinais” e como eles funcionam em humanos, objetivando estabelecer a efetividade e a segurança terapêutica.

Todos torcemos para o desenvolvimento de substâncias naturais, sintéticas ou semissintéticas eficazes e seguras para o tratamento do flagelo das dependências químicas. Tendo em vista o interesse científico nesse composto originalmente vietnamita, esperamos os resultados dos estudos científicos antes de uma adequada prescrição clínica.

Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.