imagem de capa

Saúde e Bem-estar

Beleza e Corpo

Tratamento para calos do pé

Casos menos graves: calçados confortáveis e cremes superumectantes

01 jan, 2016

por Sonia Corazza

Uma correria a vida da gente! Mas para correr bem a gente precisa estar com os pés em ordem. Então que tal acabar com os calos?

A calosidade é uma reação cutânea desenvolvida como resposta a um estímulo de pressão local, portanto sapatos apertados devem estar fora do seu armário para sempre.

Os calos podem variar quanto ao tamanho, à resistência e localização, dividindo-se em vários tipos:

Calo do joanetes, entre os dedos, dos dedos em garra, subungueal (sobre as unhas), da borda externa do dedo ou até mesmo o ou endurecimentos plantares.

Gente, não é brincadeira, dói prá valer!

É claro que o tratamento deve ser feito por um profissional competente, mediante uma avaliação profunda de cada caso. Até intervenções cirúrgicas para remoção da área queratinizada podem ser necessárias.

Mas é fundamental eliminar a causa da hiperpressão, seja ela externa, ou uma questão postural, quando o acompanhamento do médico ortopedista deve ser rigoroso.

Na gama dos cosméticos, aplicável para casos menos drásticos, a dica é usar um creme superumectante, contendo ureia ou lactato de amônia, que ajudam a aumentar a emoliência da pele, promovendo maciez para o tecido cutâneo.


É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

O que você achou do novo Vya Estelar?