Caminhada, corrida e ciclismo: há diferença entre fazer esteira, spinning e ao ar livre?

por Milena Liste

Resposta: Caminhada, corrida, bicicleta, bicicleta ergométrica e esteira são, na verdade, o mesmo estímulo para o nosso sistema cardiopulmonar e circulatório (veias e artérias).

Continua após publicidade

Nosso coração, pulmão, veias e artérias não sabem o que são essas atividades. O que eles sabem e que ao realizarmos essas atividades, estamos movimentando mais de 70% de nossos músculos, que precisamos de mais oxigênio, mais batimentos cardíacos e maior dilatação das veias e artérias para levar esse sangue oxigenado até nossos músculos.

Diferenças de cada atividade para cada pessoa:

1ª) Condicionamento físico individual: se você é sedentário, faça caminhadas. Se não há local ao ar livre para caminhar, realize a caminhada numa esteira. Se você tem problema de coluna, não caminhe, pratique ciclismo ou bicicleta ergométrica. Se você já tem condicionamento, corra, ao ar livre ou na esteira.

2º) Objetivo: seu objetivo é saúde, bem-estar, perda de peso, condicionamento físico?

Continua após publicidade

Se for saúde e bem-estar, faça caminhada, corrida ou bicicleta nos momentos aprazíveis, locais adequados com regularidade e disciplina, 3 vezes por semana ou até diariamente. Se for perda de peso, saiba que correr (ao ar livre ou esteira) é a atividade de maior queima calórica. Em seguida a caminhada e bicicleta. Com frequência diária para este objetivo.

Se for condicionamento físico, a corrida seria a melhor opção, com planejamento adequado.

Então, tudo depende de cada pessoa.

Continua após publicidade

Por exemplo, uma pessoa com osteoporose deve caminhar ou correr, para ter impacto no quadril e coluna, no horário permitido no sol, ou se esteira, terá que ter um tempo para tomar sol. Se tiver problemas de coluna, desvios posturas ou artroses, ideal o ciclismo.

Se o local de caminhar for inadequado por motivo de poluição, segurança pessoal, a indicacão é a esteira. Se a pessoa tem dificuldade de arrumar uma esteira, caminhada ao ar livre.

Enfim, o importante é manter uma regularidade com frequência mínima de três vezes por semana, intensidade moderada e uma duração mínima de 20 minutos.

Bons treinos.