imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Quando me vejo casado, sinto-me como se estivesse preso, engaiolado...

Casamento não vem pronto, precisa ser construído

01 jan, 2016

por Anette Lewin

"Estou noivo e prestes a me casar, ela é religiosa, cuida de mim, é preocupada com nossa vida. Eu já fui religioso, mas hoje quando um amigo me chama para sair, fico doido para ir com ele."

Resposta: Talvez você tenha que olhar para o casamento não como algo estático, mas como algo que vai se transformando no decorrer do tempo.

Você mesmo diz que já foi mais religioso e hoje sua relação com a religião está mudando, não é? Nós mudamos com o tempo, nossos valores mudam com o tempo e nossos relacionamentos também vão se transformando.

O casamento deve ser visto como um acordo entre duas pessoas que pretendem construir algo juntas. Ele não vem pronto. E algo que não está pronto não pode te prender, não é? Esteja aberto para essa nova fase de sua vida e tente não se ater a conceitos formais ou relatos sobre outros casamentos. Seu casamento vai ser construído por você e sua noiva e terá a elasticidade que vocês determinarem.


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?