Ele não decide o nosso futuro. O que faço?

por Anette Lewin

"Tenho 24 anos e namoramos há quase oito anos, quando insisto sobre vivermos juntos ele sempre se afasta. Mas ele me deu um carro e um apartamento e disse que não tem como se esforçar mais para poder ficar mais perto de mim."

Continua após publicidade

Resposta: Você deveria pensar por que ele não está dando atenção a você. Não seria por que você está se repetindo muito? Veja, você diz que essa situação já aconteceu uma vez e você quase perdeu seu namorado. No entanto, está agindo da mesma forma novamente… Será por desespero? Tente olhar as coisas por outro lado. Ele te deu um carro e um apartamento, portanto deve estar trabalhando. Talvez, nessa fase da vida o trabalho realmente ocupe grande parte da vida dele.

Ao invés de ficar avaliando o que ele te dá, pense no que você está fazendo para evoluir e poder proporcionar algo a ele. Será que você está preocupada em trazer coisas novas para que o relacionamento fique mais interessante? Será que está dizendo coisas que o façam pensar? Se queremos que alguém preste atenção em nós, temos que ter propostas interessantes, ideias diferentes, enfim, temos que surpreender. Caso contrário, nos tornamos muito chatos, previsíveis e corremos o risco de perdermos quem conquistamos. Conquistar não é tão difícil, o difícil é manter.

Obsessão por busca de diálogo é prejudicial
Namoro há dois e o relacionamento não anda muito bem, apesar de nos gostarmos demais. Ele é muito fechado, e se esquiva de diálogos, e nosso problema sempre foi a falta deste. Ele não aceita mais minha insistência, a 'falação'. Freqüento uma psicóloga, mas não consigo entender, mesmo com a ajuda dela o porquê dele agir assim. Sinto que melhorei meu comportamento, mas isso não adiantou

Resposta: A equação é lógica: "Se eu fizer o que ele me pede, ele voltará a me tratar como no começo". Isso me leva a acreditar que você tem uma fantasia muito estática sobre seu relacionamento, ou melhor, sobre relacionamentos em geral.

Continua após publicidade

Parece que você não se sente preenchida com as trocas que estabelece com seu parceiro e acaba passando essa frustração para ele; e parece que a solução que ele encontrou para isso foi não trocar, não falar. Se você for mais a fundo, parece também que essa sua insatisfação na troca relacional não acontece somente na sua relação amorosa; você diz que faz terapia e que sua terapeuta também não te preenche, e daí… vem tentar encontrar esse preenchimento através da minha resposta! Percebe o processo? Então, repense esse comportamento tão recorrente para tentar sair desse raciocínio em círculos que não está te levando a um alívio esclarecedor.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.