imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Os exames estão normais, mas não conseguimos ter filhos

01 jan, 2016

por Anette Lewin

"Estou casada há 7 anos e há cinco estamos tentando ter filhos. Já fizemos duas inseminações, mas não tivemos resultados e nossos exames estão todos normais. Temos um relacionamento excelente, ele é muito carinhoso, nós somos muito amigos."

Resposta: Quando um casal pretende ter filhos as relações devem ser calculadas para que coincidam com a ovulação. Nesse sentido deve haver algum esforço, mesmo que esse esforço seja mecânico, como você diz. O romantismo pode esperar! As relações devem ser dia sim, dia não. Como vocês já estão tentando há muito tempo e não apresentam problemas físicos, acredito que há um fator psicológico atrapalhando. Nesse sentido, se sentirem dificuldade em lidar com essa situação, seria adequado procurar uma terapia ou uma orientação psicológica para trabalhar a ansiedade, que a essa altura pode estar alta.

Atenção: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento.


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?