imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Dá certo sair do casamento e voltar para o namoro?

Casamento para dar certo exige: boa dose de paciência, respeito e generosidade

01 jan, 2016

por Anette Lewin

"Meu marido insiste em dizer que estou sufocando-o e quer voltar a namorar ao invés de estar casado. Mas desde que casamos ele nunca deixou de fazer tudo o que quer."

Resposta: Segundo a sua percepção, seu marido faz o que quer; segundo a percepção dele você o sufoca. As percepções estão discrepantes e, provavelmente, discutir a relação nesse caso não adiantará pois cada um enxerga de um jeito diferente.

A proposta de voltar ao namoro, que é uma proposta de agir ao invés de conversar, nesse caso, pode ser uma tentativa sensata. No namoro, cada um tem seu espaço e seu tempo. Ficar junto é uma opção e não uma circunstância, e o casal compartilha apenas o que combinou compartilhar. Essa situação pode diminuir o peso da relação para ambos: para ele porque terá mais liberdade e para você porque não cairá na tentação de exercer um controle obsessivo sobre ele e terá mais chances de olhar para si mesma.

Se dá certo ou não.... só tentando! Parece que a proposta é uma forma de não deixar a relação chegar a uma ruptura total pelo desgaste; uma forma de voltar para trás para retomar a relação de um ponto onde ela funcionava e tentar conduzí-la de uma forma mais saudável.

Caso vocês concretizem essa proposta, lembre-se que algumas coisas devem mudar. Tente rever o que você esperava do casamento e o que o casamento pode dar a você na realidade.

Você já viveu essa experiência e deve ter percebido que não é tão simples assim viver com outra pessoa e conciliar os interesses. É necessário uma boa dose de paciência, respeito, abnegação e generosidade. Quando ambos estiverem preparados para tudo isso, o casamento pode dar certo. Se cada um continuar enxergando as coisas apenas do seu ponto de vista... até o namoro estará em perigo!


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?