Para um casamento dar certo é preciso que o casal tenha planos de construir juntos?

por Anette Lewin

"Isso de fato une o casal ou o casamento pode ir no 'piloto automático'?"

Continua após publicidade

Resposta: Estamos vivendo numa época em que os planos, as regras e os esquemas já não são suficientes, por si sós, para garantir o bom andamento das relações.

Cada casal vive como quer e estabelece os princípios que regem aquela relação em especial; ou não estabelece e vai vivendo enquanto os conflitos não aparecem.

Dificil dizer se esse tipo de casamento é melhor ou pior do que aquele antigo, onde as regras eram estabelecidas rigidamente e às vezes até os casais eram formados a partir da escolha dos pais. É verdade que a liberdade de escolha é um ganho, mas entender o que é um casamento e personalizá-lo não é tarefa das mais fáceis.

Muito mais do que planos em comum, os ingredientes básicos de qualquer casamento em qualquer época são: a cumplicidade, a generosidade, a admiração e o respeito pelo parceiro.

Continua após publicidade

Planos podem mudar, objetivos em comum podem ser alcançados ou não, castelos podem ser de areia, madeira ou concreto. O que não muda são os sentimentos humanos que, quando respeitados, podem gerar excelentes parcerias.