DESTAQUES

É um grande engano pensar que resolução de problemas é uma atitude voluntária

Marta Relvas 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Córtex pré-frontal organiza nossos pensamentos e nos permite decidir

por Marta Relvas

A resolução de problemas, por mais que possamos pensar que é uma atitude voluntária, pode ser considerada um grande engano. Isso pois quem está por trás dessa atividade é o "maestro do cérebro" - o córtex pré- frontal.

O córtex pré-frontal organiza nossos pensamentos e permite a tomada de uma determinada decisão, num determinado momento.

Mas para que ele assuma o comando algumas dicas tornam-se necessárias:

1 - Foco de atenção na situação.
2 - Controle dos impulsos emocionais.
3 - Estratégias e planejamento a serem alcançados.
4 - Flexibilidade mental, necessária à permissão de rotas alternativas para soluções de problemas, pois adapta-se às escolhas e contingências. O lobo pré-frontal é a estrutura cerebral da autonomia dos comportamentos humanos e das aprendizagens cognitivas, motoras e emocionais.

O indivíduo contrói seu modelo comportamental, graças às inibições e permissões sociais, éticas e de valores morais, estas diretamente relacionadas com as conexões neurais do CPF (córtex pré-frontal) que é único e intransferível no desenvolvimento da razão humana.

Ah! Sim! Nada de culpar o CPF diante de suas escolhas, lembrando que... ele só executa tarefas cognitivas!




Marta Relvas

Bióloga; Doutora e Mestre em Psicanálise; Neuroanatomista; Neurofisiologista; Psicopedagoga e Especialista em Bioética; Tem certificação no programa internacional em Reggio Emília Study Abroad Program na Itália; Title of People Expression Special category Best Practices in Education Neurosciences and childhood and adolescence learning of Erasmus+ University – Europe – Portugal; Membro Efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento; Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia Rio de Janeiro; Autora de livros e DVDs sobre Neurociência e Educação – Transtornos da Aprendizagem publicados pela Editora WAK e Editora Qualconsoante de Portugal; Atua ainda como Professora Universitária na Universidade AVM Educacional / Cândido Mendes, nos cursos de pós graduação em Psicopedagogia, Psicomotricidade, Neurociência Pedagógica, e na formação Docente; Professora na Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro nos cursos das áreas: saúde, licenciatura; Professora Mentora do curso de Neurociência e Educação CBI OF Miami. Professora, pesquisadora convidada no curso de pós graduação de Neurociência do IPUB/ UFRJ. Coordenadora do Programa de Pós graduação de Neurociência Pedagógica na Universidade Candido Mendes/ AVM Educacional. Palestrante no Brasil e no exterior.



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.