Chás branco e verde ajudam a manter o peso no inverno

Da Redação

Com a queda da temperatura, os chás derivados da Camellia sinensis, servidos gelados no verão para refrescar e hidratar, voltam para o fogo e vão quentes para as xícaras. Desta forma, podem entrar no cardápio de inverno para aquecer o corpo e colaborar na manutenção do peso.

Continua após publicidade

“Os chás branco e verde são aliados da saúde em qualquer época do ano. Mas no inverno, quando tendemos a ingerir mais calorias, o uso dos chás é uma ótima alternativa”, comenta a Dra. Andrea Frias, PhD em Nutrição.

“Com poucas calorias, estudos mostram que esses chás ajudam na manutenção ou perda do peso quando combinados com atividade física regular e dieta equilibrada", esclarece.

Com cravo, canela e limão

Os chás verde e branco encontrados no mercado na forma de pó (preparo instantâneo), podem ganhar no inverno versões ainda mais gostosas preparadas com água morna e ingredientes aromáticos como cravo, canela, raspas de limão, laranja e gengibre.

Continua após publicidade

Preparo: preserve os antioxidantes, as vitaminas e os minerais

Durante o preparo, não se deve ferver ou aquecer o alimento no microondas. A sugestão é esquentar a água com os ingredientes aromáticos, coar com o auxílio de uma peneira e, só depois, acrescentar o pó. Todo esse cuidado tem um único objetivo: preservar as substâncias antioxidantes e as vitaminas e minerais presentes no alimento.

"Altas temperaturas podem destruir parte dos polifenóis e vitaminas que compõem a formulação desses chás. Todas essas substâncias com alto poder antioxidante ficam preservadas quando adotamos a forma de preparo correto", informa Andrea.

Continua após publicidade