É perigoso cheirar benzina?

por Danilo Baltieri

"Um grande amigo (de 16 anos, eu tenho 15) que começou a fumar maconha em maio deste ano, perguntou-me se gostaria de experimentar, eu disse que sim. Somos amantes de todas ondas do metal e ele diz que a maconha tem tudo a ver… Mas ele me aconselhou antes de fumar maconha, experimentar benzina, tipo um primeiro estágio, para depois experimentar maconha. Nas primeiras vezes que aspirei pela boca molhando um lenço, foi muito bom, mas nas últimas vezes me deu uma certa sensação de vômito… e parece que o efeito já não é tão intenso… é perigoso continuar cheirando?"

Continua após publicidade

Resposta: A benzina é um solvente orgânico. A palavra solvente significa substância capaz de dissolver coisas, e inalante é toda substância que pode ser inalada, isto é, introduzida no organismo através da aspiração pelo nariz ou pela boca. Em geral, todo solvente é uma substância altamente volátil, ou seja, evapora-se naturalmente; por esse motivo pode ser facilmente inalado. Outra característica dos solventes ou inalantes é que muitos deles (mas não todos) são inflamáveis.

Em geral, solventes orgânicos são baratos, facilmente obtidos, e abusados principalmente na adolescência inicial.

Em 2005, um pesquisa nacional com cerca de 8 mil indivíduos entre 12 e 65 anos de idade, envolvendo 108 cidades com mais de 200 mil habitantes, revelou que 6% da amostra já tinha feito uso de inalantes na vida.

Existe uma miríade de solventes orgânicos com diferentes propriedades químicas. No entanto, devido às suas propriedades deletérias à saúde, essas substâncias são geralmente agrupadas.

Continua após publicidade

Os efeitos negativos à saúde comumente incluem: irritação da pele e mucosas, efeitos nocivos sobre o Sistema Nervoso Central, ações negativas sobre os rins e fígado, alterações hematológicas e cardíacas.

Exposição por tempo prolongado a solventes tem sido associada com efeitos neurocomportamentais persistentes. Estudos epidemiológicos têm também relacionado "exposição a solventes" com "infertilidade". Também, um risco aumentado de abortamentos prematuros entre mulheres gestantes expostas a essas substâncias tem sido reportado, como com o tolueno. Alguns dos solventes orgânicos têm sido relacionados com o desenvolvimento de alguns tipos de carcinomas, como linfomas.

Efeitos à saúde

Continua após publicidade

Sistema Nervoso Central (SNC)

Os solventes são potentes depressores do SNC, causando rebaixamento do nível de consciência, da atenção e da concentração. Na intoxicação, o indivíduo exposto manifesta tontura, sedação, cefaleia, náusea e vômito. Se os níveis da exposição são altos, vertigem, convulsões e desmaios podem ocorrer.

Exposição crônica pode provocar perda do apetite, irritabilidade, alterações significativas do comportamento, fadiga e sintomas depressivos.

Metilbutilcetona, n-hexano e dissulfídeo de carbono podem provocar danos ao sistema nervoso periférico, provocando lentificação na transmissão de impulsos nervosos da medula espinal até os membros superiores e inferiores. O resultado é o que chamamos de neuropatia periférica, uma doença caracterizada por sensação de formigamento dos membros, redução da força e até mesmo paralisia.

Coração

Vários solventes (principalmente aqueles com hidrocarbonetos) causam anormalidades nos batimentos cardíacos. Benzeno, clorofórmio, heptano, tricloroetileno, metilclorofórmio têm a habilidade de causar arritmias cardíacas. O tetracloroetileno tem provocado arritmias fatais em humanos e animais.

Fígado e rins

O fígado converte os solventes em outras substâncias, as quais são excretadas pelos rins. Como consequência, ambos os órgãos (rins e fígados) são afetados pela exposição a solventes. Tricloroetileno, halotano e clorofórmio são os mais frequentemente registrados.

Nefrotoxicidade tem sido amplamente registrada entre indivíduos expostos cronicamente a solventes.

Questionário: averigue possíveis consequências à saúde relacionadas à exposição a solventes:

1. Você tem estado constantemente cansado?

2. Você tem sentido palpitações frequentemente?

3. Você tem sentido dores ou formigamentos em alguma parte do seu corpo?

4. Você tem estado irritado sem qualquer causa aparente?

5. Você tem se sentido deprimido sem qualquer razão particular?

6. Você tem mostrado problemas de concentração?

7. Você tem demonstrado problemas com a memória?

8. Você tem transpirado muito, sem razão para isso?

9. Você tem manifestado dificuldades em tarefas manuais simples (como abotoar-se ou desabotoar-se)?

10. Você tem verificado que está com dificuldades para entender o significado do que lê em jornais ou livros?

11. Seus amigos e parentes têm advertido você sobre a sua memória enfraquecida?

12. Você às vezes sente desconforto em seu peito?

13. Você tem frequentemente feito notas sobre o que deve lembrar, quanto às tarefas corriqueiras do dia a dia?

14. Você tem mais recentemente verificado muito mais vezes as suas tarefas do que antes?

15. Você tem sofrido de dor de cabeça mais frequentemente?

16. Você está menos interessado em sexo do que antes?

É comum ouvir na prática clínica diária que os solventes orgânicos são "drogas para adolescentes" e, portanto, "inofensivas". Esta afirmação perigosa e equivocada se baseia no fato dessas drogas serem utilizadas principalmente na adolescência. Entretanto, aqueles que a propagam se esquecem dos efeitos amplamente nocivos e, por vezes, fatais das mesmas.

Embora, de fato, os adolescentes acabem sendo o grupo mais exposto a esses tipo de substância, adultos também fazem uso dessas drogas com repercussões bastantes preocupantes. Os nitritos voláteis, por exemplo, chamado "poppers" têm sido abusados por populações especiais de adultos, com repercussões comportamentais várias.

É claro que você deve interromper o uso de solventes (benzina) e da maconha. Informações sérias sobre essas substâncias abundam na Internet.