Chorar restabelece o equilíbrio interior

por Rosemeire Zago 

Desde criança somos incentivados a não demonstrar o que sentimos e assim seguimos quando adultos. As regras de educação, as boas maneiras, nos dizem que devemos evitar demonstrar o que sentimos. Em algumas situações essa dica é correta, evitando assim se expor, como no ambiente de trabalho ou para quem não se confia, mas isso é muito diferente de não identificar para si mesmo o que está sentindo.

Continua após publicidade

As pessoas confundem não demonstrar com não ter o direito sequer de sentir. Uma não tem absolutamente nada a ver com a outra. A repressão das emoções é extremamente maléfica para nosso organismo e ao contrário do que muitos acreditam, deve ser evitada.

Em um relacionamento muitos conflitos poderiam ser evitados se as partes envolvidas fossem mais autênticas em seus sentimentos, dando assim ao outro a possibilidade de querer ou não manter a relação, mas o que mais encontramos são relações baseadas nas mentiras, nas omissões, e claro, com muita insatisfação.

Quantas vezes não temos vontade de chorar e reprimimos cada lágrima e choramos "por dentro", simplesmente porque quem está ao lado é incapaz de suportar nossa dor? Ou será que é insensível?

Certa vez uma criança ao me contar do seu sofrimento usou exatamente essa frase: "quando quero chorar de tanta dor, choro por dentro". Imaginem o que isso causa dentro de cada um de nós com toda essa tensão e dor reprimida?

Continua após publicidade

Chorar, ainda que represente dor, é um dos meios mais eficazes de que temos para restabelecer nosso equilíbrio interior quando abalado pela mágoa, decepção, tristeza, medo, ou até pela alegria e o amor.

O que muitas vezes acontece é que as pessoas que estão por perto não sabem o que fazer com a representação daquele choro, daquela dor, como se o fato de parar de chorar significasse o desaparecimento do sentir que motivou o choro. Assim, tentam a todo custo fazer com quem estiver chorando, simplesmente como se fosse possível ligar e desligar um botãozinho, pare de chorar.

Para quem aprendeu que chorar é sinal de insegurança ou 'homem não chora", saiba que para segurar o choro, temos que contrair os músculos do peito, dos ombros, pescoço, nuca, enrijecemos os lábios, cerramos os dentes, tudo isso com a intenção de conter o choro e toda a emoção que estamos sentindo.

Continua após publicidade

Ao contrair todas essas musculaturas, muitas outras também se contraem, como os vasos sanguíneos, o estômago, intestinos, causando muitos males. Criamos assim uma verdadeira prisão de nossas emoções. Uma das razões pelas quais o choro é benéfico é pela descarga da tensão que provoca. Chorar alivia, mas quando se torna intenso e sem fim, aumenta o sofrimento. Por um lado temos os que choram demais e por outro aqueles que por mais que sintam vontade, não conseguem deixar cair uma lágrima.

Se choramos é porque algo nos machuca por dentro, algo que talvez não possa ser visto como algo concreto nem com os olhos, mas com certeza pode ser sentido com o coração de quem ama e sabe muito bem o que é a dor da pessoa amada, a dor da perda, dores que fazem doer mais que qualquer dor física. É lamentável que algumas pessoas, eu diria muitas, não conseguem ou não se permitem ter sensibilidade para perceber e sentir a dor de quem está ao seu lado, demonstrando uma incapacidade de se doer por quem diz amar. Será que ama?

Choro de criança

Quando uma criança chora, os adultos que tanto sabem, fazem de tudo para que ela pare de expressar o que sente, o que mais desejam é que fique bem quietinha, e quando essas crianças se tornam adultas, também terão muita dificuldade em expressar o que sentem, pois ouviram infinitas vezes o quanto são feias chorando ou, se continuarem a chorar não irão ganhar o que pediram, e outras tantas bobagens que os adultos falam e que infelizmente, alguns continuam a acreditar.

Será que essa pessoas mesmo adultas, não continuam "ouvindo" em seu interior as mesmas frases que ouviam quando crianças e por isso não se permitem chorar, ficando com um nó na garganta por anos? Choram por dentro? Ou nem isso se permitem? Deixam assim de sofrerem? Ou sofrem muito mais?

Algumas pessoas conseguem se permitir chorar, mas apenas no íntimo de seus travesseiros e de suas noites em claro. Como dói chorar sem um ombro para acolher, para dizer que podemos contar com alguém, que de alguma forma podemos parar de chorar e nos lembrarmos que apesar de toda nossa dor, alguém nos ama. Chega uma hora que não se sabe se o que dói mais são as lágrimas que caem ou o que nos fez chorar.

Nem se for na segurança de seu quarto ou na confiança com seu psicoterapeuta ou alguém que te acolha, permita-se colocar para fora toda angústia que te faz sofrer, mesmo que sejam algumas gotas repletas de dor que caem dos seus olhos, mas que possam ser expressas e transformadas em luzes que iluminem seu olhar.