Modelos representam 20% da procura por cirurgia plástica

Da Redação

Corpo violão, seios fartos, cintura fina, pele bronzeada e bumbum empinado. Esses são os atributos exibidos pelas musas da televisão e capas de revistas. De forma sutil e até sedutora, a ditadura da beleza explora a insegurança, a impotência e a angústia dos menos esclarecidos, para quem, em geral, ser lindo, magro e saudável acaba se tornando uma obrigação, e contribui para a realização de desejos e necessidades que, caso não sejam atendidas, desdobram-se em processos patológicos como, ansiedade, depressão, anorexia nervosa e bulimia.

Continua após publicidade

O que dizer então de meninas que sonham em ser modelos? Essas sim, buscam por uma perfeição, muitas vezes impossível de se alcançar. Quem faz o alerta é o cirurgião plástico Múcio Pessoa de Castro, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. De acordo com Múcio, cerca de 20% das garotas que procuram pela cirurgia plástica têm esse perfil: são ou querem se tornar modelos e, para atingir esse objetivo, fazem o possível e o impossível. "Essas meninas querem se adequar ao padrão imposto pela sociedade e não ao padrão corporal que possuem", afirma.

Cirurgias mais procuradas

Essas jovens têm entre 18 e 25 anos. Dentre as cirurgias mais procuradas estão a lipoaspiração, o aumento ou a diminuição das mamas, a rinoplastia (cirurgia de nariz), os tratamentos de pele (peelings, clareamentos, sequelas de acne, etc) e os preenchimentos de sulcos (principalmente nasogenianos). Sulco nasogeniano é o sulco que se estende desde a asa nasal (naso) até, às vezes, a região do mento (queixo) ou do canto da boca.

Os sulcos nasogenianos se tornam mais aparentes com o processo natural de envelhecimento da pele. Eles são formados pela queda natural dos tecidos faciais e pela reabsorção dos tecidos de sustentação.

Continua após publicidade

O resultado deve ser sempre o mais natural possível e não devemos ter como objetivo eliminar os sulcos e sim amenizá-los, para que não tenhamos aquela aparência de inchaço e de pouca naturalidade, pois até as pessoas mais jovens possuem os sulcos nasogenianos, só que não são profundos.

"É preciso que o cirurgião plástico, ao ser procurado, faça um diagnóstico preciso para saber se realmente existe necessidade de algum tipo de intervenção ou se é apenas uma exigência profissional da carreira de modelo", explica o médico.