imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

TPM pode desencadear crise de ciúme?

A TPM hoje é chamada de TDPM: transtorno disfórico pré-menstrual

por Eduardo Ferreira Santos

"Sou uma pessoa muito antissocial e namoro há quatro anos. Sou extremamente ciumenta e quando fico na TPM, fico muito agressiva e penso só besteiras. Como faço para melhorar este meu jeito?"

Resposta: O ciúme é um sentimento complexo que envolve várias áreas do psiquismo de uma pessoa. A principal delas é a questão da autoestima que, já há estudos comprovando, está relacionada à produção ou não das chamadas catecolaminas (neurotransmissores cerebrais).

Uma pessoa com baixa produção da catecolamina chamada SEROTONINA (a mesma da depressão) tem tendência a manifestar autoestima baixa e dificuldade em lidar com os problemas do cotidiano.

A TPM, hoje chamada de TDPM (Transtorno Disfórico Pré-Menstrual) tem uma correlação direta com a diminuição da produção de catecolaminas, devido à intercorrelação entre os hormônios.

Portanto, já que você deve possuir uma natural baixa das catecolaminas, isso se acentua na TDPM, aumentando sua instabilidade emocional.

O tratamento para isso é: fundamentalmente medicamentoso e psicoterapêutico.

Consulte um psiquiatra que seja também psicoterapeuta.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?