imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Que tratamento é indicado para quem tem claustrofobia e medo de viajar de avião?

Claustrofobia em geral pode se repetir em outras circunstâncias

por Eduardo Ferreira Santos

"Tive uma crise de claustrofobia dentro do avião. Quando vou viajar, fico com medo de sentir esse pânico, parecia que ia morrer asfixiada. A pergunta é: tem cura? Quando vai passar isso?"

Resposta: O avião reúne em uma só situação várias condições que envolvem não só a claustrofobia, e que podem levar uma pessoa que já esteja vivendo um estado de estresse ou ansiedade, ainda que moderado, anteriormente, à PERDA DE CONTROLE.

Isso pois o avião é um lugar fechado (sem saida), há várias pessoas em um mesmo local (sensação de sufocamento), o passageiro não tem NENHUM CONTROLE sobre o que está acontecendo, pode estar indo para um local desconhecido e, inconscientemente, amedrontado...

Ter apenas um episódio desse tipo pode não significar nada, ou quase nada, pois pode ser uma descarga emocional de uma tensão maior reprimida. Vale a pena verificar se você está vivenciando um momento pessoal de estresse e tensão devido a outros fatores como, por exemplo, situações familiares, conjugais, no trabalho, financeiras.

Por outro lado, se essa claustrofobia se mantiver e repetir em outras circunstâncias da vida, o ideal é procurar a ajuda de um especialista, seja um psicólogo ou um psiquiatra.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?