Adquirir novo colchão é um processo semelhante à escolha de uma nova roupa

Da Redação

Não adianta gastar minas de dinheiro pensando que vai encontrar o sono perfeito no colchão mais caro ou cheio de tecnologias que você nem faz ideia do que significam. Escolher um colchão vai muito além do preço e da marca, por isso é fundamental estar atento aos produtos oferecidos pelo mercado e àquilo que o seu corpo está sentindo falta na hora de dormir.

Continua após publicidade

Para não errar, Luiz Castro, gerente comercial de um fabricante de colchão, dá algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher um colchão.

. Adquirir um novo colchão é um processo semelhante à escolha de uma nova roupa. É preciso experimentá-lo para identificar a adequabilidade e a expectativa quanto aos benefícios a serem obtidos. Não se constranja em deitar em colchões de diferentes níveis de conforto e nas posições utilizadas para dormir.

. O colchão não deve ser muito duro, pois isso dificulta o relaxamento do corpo e exerce pressão sobre a pele e os músculos, prejudicando a circulação sanguínea, causando câimbras e formigamentos.

. O colchão não deve ser muito mole porque é confortável momentaneamente, mas durante o decorrer do sono, não sustenta os músculos que suportam a coluna, comprimindo-os de um lado e distendendo-os de outro.

Continua após publicidade

. O colchão ideal deve sustentar todas as partes do corpo de forma confortável durante todo o período de sono, mantendo a postura correta da coluna, adequando relaxamento muscular, circulação sanguínea e conforto térmico.

Muito importante também é conferir se o colchão tem o Selo de Qualidade Pró-Espuma, conferido pelo INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso – entidade sem fins lucrativos), que verifica a qualidade dos colchões. As normas para se selar um colchão são tão rigorosas, que hoje, somente 5 fabricantes em todo o país estão aptos a usá-lo, o que por si só é uma garantia de qualidade.

E claro, assim como não vale a pena comprar o mais caro, também não é um bom negócio investir no mais barato, afinal passamos grande parte de nossa vida na cama e uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação do corpo e da mente. Não economize com a sua saúde e procure sempre o colchão correto para você. Esse é o principal segredo!

Continua após publicidade