Sou marido de uma mulher bem-sucedida na profissão. Como posso ajudá-la em casa?

por Valéria Meirelles

"Sou a outra ponta dessa linha, sou marido de uma mulher com sucesso profissional. Reconheço que poderia ser mais participativo em relação às tarefas do lar. Como faço para ajudá-la mais?"

Continua após publicidade

Resposta: Bom "ouvir" alguém que é "a outra ponta dessa linha", como mesmo disse.

Pelo pouco que me passou, creio que o melhor a fazer é conversar com sua esposa a respeito do que ela espera e precisa dentro de casa e, a partir daí, creio que deva sair do lugar de "ajudante" e de fato assumir algumas funções, de acordo com aquilo que combinaram.

Sabe, ainda há em nossa cultura uma questão que restringe os domínios do lar à esposa e isso raras vezes é questionado. Então ela acaba tendo a dupla jornada e múltiplas responsabilidades pela logística da casa, o que a sobrecarrega. Especialmente se ela tem que realizar viagens, seminários, cursos. Aí se transformará numa gerente ou diretora 24 horas por dia, sem tempo para viver outros papéis como o conjugal, por exemplo. E o encanto se transforma em desencanto, distanciamento e vazio.

Penso que uma conversa franca, na qual se disponha principalmente a dizer o que sente e incentivá-la a fazer o mesmo, poderá ajudar. Mas fale em primeira pessoa, sem acusar ou julgar, expresse seus sentimentos e preocupações. Caso a situação esteja mais crítica, sugiro a busca de ajuda, como uma terapia de casal.

Continua após publicidade