Saiba como sentir alegria no dia a dia

por Emilce Shrividya Starling

Estamos chegando à época do Natal, que é uma das mais agitadas do ano.

Continua após publicidade

Mas, ao mesmo tempo, é uma época de celebrar a vida com alegria e sentir mais generosidade.

É sempre auspicioso celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Ao abrir nossos corações para honrá-lo podemos sentir o amor de Deus. Isto nos faz lembrar que Deus não está distante, Deus está dentro de nós.  Nós sentimos agradecidos pela bondade e proteção divina em nossas vidas.

Ficamos assim mais receptivos para abrir nossos corações para perdoar, para ajudar, para compartilhar, para nos aproximar mais da família. Trocamos presentes, sentimos mais afetividade e carinho pelas pessoas.

Podemos também doar transmitindo pensamentos de luz aos outros. Podemos orar, cantar mantras, enviando bênçãos para nossas familiares, amigos, conhecidos e para as pessoas que temos conflitos. Desejando que todos sejam felizes, saudáveis e prósperos.

Continua após publicidade

Quando oramos para aquelas pessoas difíceis em nossas vidas, sentimos uma grande libertação em nosso interior e nos abrimos para o perdão, compaixão e alegria.

No Atharva Veda, uma das escrituras indianas, os yogues invocam o poder da alegria dizendo:

“Que o vento nos sopre alegria.
Que o sol lance sobre nós seu brilho de alegria.
Que nossos dias passem com alegria.
Que a noite seja uma dádiva de alegre paz!
Que o alvorecer nos traga alegria ao chegar”    
              
Essa prece dá as boas vindas ao vento, ao sol, aos dias e noites, a cada momento, a cada pessoa. Ela nos envolve de alegria e assim, podemos expandir esse sentimento a todos que encontramos e a cada elemento do universo.

Continua após publicidade

As alegrias mundanas são boas, mas têm vida muito curta porque o alicerce é frágil e não têm muita substância. Os prazeres do mundo estão ligados à dualidade e, ora você sente alegria, ora tristeza e cansaço.

Assim, é bom descobrir a alegria nas pequenas coisas diárias, no sorriso de uma criança, no prazer de fazer bem seu trabalho, em ouvir um mantra que o eleva espiritualmente.

Admire a beleza do pôr-do-sol e do amanhecer, desfrute o prazer de beber seu café ou de comer seu pão de manhã. Esteja presente nessas atividades comuns e sinta como é bom apenas beber um copo de água.

Existe uma distinção entre a alegria mundana e a alegria espiritual. A alegria espiritual é o fruto das práticas espirituais como a meditação, a oração devocional, o canto dos mantras, o altruísmo. Ela é sem dependência, é contagiante, é doadora.

Ela é tão livre que brota sem nenhuma razão.  Quando ela surge de dentro de você, ela se derrama em tudo que você faz. Quando você sente essa alegria espiritual independente, você encontra alegria ao realizar uma tarefa que necessita de sua atenção, você encontra alegria ao sentar-se em silêncio e só. Sente alegria ao ouvir uma bela música.

Os mestres do yoga nos ensinam a cultivar em nossa consciência: “Eu sou filho de Deus perfeito, eu sou amor. Eu sou digno. Deus habita em meu interior”.
 
Liberte-se do conceito errôneo que você é pecador ou indigno. O ego é imperfeito, mas compreenda que você não é o ego, nem o corpo físico, nem sua mente negativa. Sua essência é divina.

Eles dizem: “Repita isso para si mesmo: “Eu sou perfeito filho de Deus, portanto sou puro, sou digno, sou amor.” Com essa compreensão de sua verdadeira natureza, vem a compreensão da alegria. Você compreende que ela habita em seu próprio ser interior.

Os sábios yogues afirmam: “Há uma perfeita alegria dentro do coração. Vá e encontre-a lá.” Eles nos orientam: ”Voltem-se para dentro.  É aí que obterão tudo. Olhem para seu interior”.

Para sentir alegria no planeta Terra, é preciso autoesforço, disciplina na mente, desenvolver virtudes como gratidão, gentileza, aceitação, generosidade, bondade. 

Nessa época, com a ajuda do espírito de Natal, você faz um esforço para descobrir a chave da alegria. E ao fazer isso, você sente que a prática da alegria tem sua própria recompensa. Você descobre que existe alegria dentro de você. E a cultiva com sentimentos de gratidão e paciência na sua vida diária.

No momento que você a descobre, ela começa a se espalhar. Ela pode até transformar sua percepção do mundo. Você vivencia que na realidade, alegria, paz e amor são a verdadeira natureza do seu próprio Ser interior. Não são apenas de uma época de ano ou de festas. São um direito inato e a nossa verdadeira essência.

Compartilhe alegria com seus familiares, com seus amigos. Demonstre sua afetividade, com gestos de carinho, com presentes simples, mas envoltos em amor. Envie e-mails com palavras de sabedoria que possam ajudar e confortar. Presenteie uma criança carente. Faça uma criança feliz.

Distribua mais sorrisos. Cumprimente as pessoas com um bom dia sorridente.  Abra-se para sentir essa alegria simples, espontânea e seja um doador de alegria.

Tenha um Feliz Natal, com muitas alegrias benéficas do mundo e também alegria espiritual!

Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você!