imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Como superar minha indecisão em todas minhas ações?

Dizer-se perfeccionista: eufemismo utilizado por quem é muito inseguro

por Eduardo Ferreira Santos

"Estou reformando minha casa e sempre fico em dúvida se o que comprei está bom. Por exemplo, se compro um tipo de piso, fico pensando... "será que vai ficar bom?; será que o outro não era melhor?", isto é assim para quase tudo. Compro uma roupa é só tiro a etiqueta na hora de vestir, porque sei que às vezes me arrependo e troco. Hoje falei com uma amiga sobre isso e lhe disse que era por que sou perfeccionista. Ela me disse que não, era por que sou insegura."

Resposta: Pois é... acho que sua amiga tem mesmo razão!

Acreditar-se ser perfeccionista é, muitas vezes, um simples eufemismo para a brutal insegurança que pode dominar nossa personalidade.

E essa insegurança pode estar enraizada em função da forma como você desenvolveu sua personalidade desde pequena, sempre precisando de apoio e confirmações nas suas decisões.

Acredito mesmo que uma boa psicoterapia poderá ajudá-la a resolver esse problema.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?