imagem de capa

Autoconhecimento

Minhas Atitudes

Atitude mental positiva e negativa contagia quem está próximo

Esteja sempre atento quando os pensamentos negativos começam e corte-os

por Emilce Shrividya Starling

Experimente como é bom acordar de manhã, sentindo-se restaurado, sorrir para si mesmo no espelho, dar um bom dia a você mesmo e assim aplicar-se a seus afazeres diários, sentindo-se contente por mais um dia.

O modo que acordamos de manhã e a nossa atitude interna fazem a diferença em nosso humor, na saúde e de como nosso dia será.

É simples entender o porquê disso. Nosso cérebro é um processador de dados que enviamos através dos sentidos, das emoções e dos pensamentos.

Se você já começa o dia, reclamando do clima, da chuva, do frio, do seu trabalho, das pessoas, o cérebro manda fabricar hormônios de péssima qualidade que envenenam a corrente circulatória, fazendo você se sentir desanimado e deprimido.

Se você olha esse dia de outra maneira, com agradecimento, sentindo-se com entusiasmo para ir trabalhar e cuidar de seus deveres, o cérebro reage de uma maneira positiva e manda fabricar hormônios de alta qualidade, que levados para a corrente circulatória, trazem bem-estar.

E quanto mais bem-estar você sentir, mais bem-estar o cérebro vai produzir. Portanto, precisamos estar atentos ao que sentimos e mudar nossas atitudes para induzir o cérebro a trabalhar a nosso favor.

Se ficarmos com medo de adoecer, preocupados, imaginando os sintomas de algumas doenças, o cérebro poderá somatizar o que não existe e produzir alguns desses sintomas. E realmente poderemos ter doenças psicossomáticas ou emocionais.

Porém, esse mesmo cérebro, se for bem administrado, através de pensamentos de calma e confiança, poderá produzir substâncias que curam algumas doenças.

Se guardarmos mágoas e raiva, se ficarmos tristes, nosso cérebro produzirá hormônios que provocarão mal-estar físico. Se estivermos contentes, tranquilos, o cérebro lançará na corrente circulatória hormônios de boa qualidade e isso aumentará nosso ânimo e bom humor.

Por isso, o Yoga diz que você é seu próprio amigo e seu próprio inimigo. Através de nossas emoções, pensamentos e sentimentos criamos a nossa realidade, criamos saúde ou doenças, criamos depressão ou alegria.

Depois que as emoções descontroladas surgem, é muito mais difícil equilibrá-las, portanto é muito importante buscar o apaziguamento através de práticas diárias de relaxamento, meditação e consciência da respiração.

Pratique e perceba como essas práticas do Yoga realmente funcionam e como trazem mais serenidade e equilíbrio das emoções.

Precisamos entender que, do mesmo modo que é importante a nossa alimentação física, é essencial a nossa ‘alimentação mental’. Precisamos estar atentos aos pensamentos negativos que geram emoções que nos desequilibram, tiram nossa paz e nos adoecem.

Se continuarmos reforçando medos e inseguranças não conseguiremos superá-los e, agindo assim, não vamos conquistar nossos objetivos e transformações necessárias.

Bons pensamentos trazem confiança, bons relacionamentos, sucesso no trabalho, mas pensamentos pessimistas e negativos trazem a derrota e fracassos.

Nossa atitude mental é contagiante. Se for positiva, pode ‘contaminar’ positivamente nosso ambiente de trabalho, nosso lar, nossa família e onde formos. Mas, se for uma atitude negativa, pode ‘contaminar’, como uma gripe, trazendo desarmonia, conflitos, insucesso.

Para superar as ondas de pensamentos negativos que funcionam como uma armadilha para a autoestima, é necessário purificar a mente e fazer uma nova programação mental mais positiva.

É de vital importância estar sempre atentos quando os pensamentos negativos começam e imediatamente cortá-los na raiz, substituindo-os por bons pensamentos.

Mentalize o que se deseja alcançar e não alimente em sua mente o que não deseja. Entenda que depende de você vencer ou perder. Depende somente de você, de seus pensamentos e emoções ser feliz ou infeliz. Você tem escolhas, portanto escolha ser seu amigo.

Lembre-se: “Você é o que pensa e tornar-se-á o que pensa” . Você é hoje o que pensou e tem pensado nos últimos anos e será no futuro o que estiver pensando agora.

Entender isso é fundamental para ajudar a si mesmo, para dar um grande passo na sua evolução. Transforme-se para melhor a cada dia, através da vigilância de seus pensamentos e equilíbrio de suas emoções. Namastê! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!


É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.

O que você achou do novo Vya Estelar?