É possível ter um corpão e perder peso?

por Milena Liste

"Faço exercícios físicos em casa. Comecei com o propósito de emagrecer e ganhar massa e consegui o que queria. No entanto ganhei massa e o peso na balança subiu. Estou gorda com ''corpão''. Como faço para manter meu ''corpão'' e perder peso?"

Continua após publicidade

Resposta: De fato, o aumento da massa muscular faz o ponteiro da balança subir. Porém, nós da área de saúde e esportes, falamos em termo de composição corporal, isto é, o porcentual de cada componente do corpo, como massa gorda e massa magra (músculos).

Possivelmente, na fase anterior ao seu treinamento, você possuía maior porcentual de massa gorda e menor porcentual de massa magra. Agora, como você mesma disse, seu programa de exercícios deu resultado positivo, então, presumo que o seu porcentual de massa gorda diminuiu e o de massa magra aumentou. Você adquiriu mais músculos, houve uma hipertrofia muscular, aumentando assim a sua massa magra e também o seu peso.

Baixar o ponteiro da balança: atividade aeróbica e reeducação alimentar

Para abaixar o ponteiro da balança, nesta fase de treino, não esqueça dos exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta, natação), para assim dar uma aliviada no peso. Também, nesta fase, uma boa reeducação alimentar merece atenção, dando preferência a proteínas brancas (menor teor de gordura) como frango, ovo (só a clara) e peixe além dos carboidratos complexos (legumes-cenoura, brócolis, couve-flor, abobrinha, abóbora e fibras: arroz integral, massas integrais e as verduras-todas).

Continua após publicidade

A proteína faz com que o organismo "desinche" e os carboidratos complexos, durante a sua digestão, fará você gastar calorias para digeri-los; além do intestino funcionar diariamente.

Parabéns pelo seu resultado e capriche nesta nova fase de treinamento e reeducação alimentar.