Prática de atividade física evita dívidas e compras por impulso

Da Redação

Sabemos que a prática de exercícios físicos promove a qualidade de vida e a manutenção da saúde e da força física. A prática diária e constante de exercícios físicos nos traz ganhos variados: controle de doenças coronárias, manutenção de taxas saudáveis de colesterol e de pressão arterial, diminuição dos sintomas críticos da TPM e melhora da perfomance sexual.

Continua após publicidade

Mas aposto que você sequer imaginava que uma boa caminhada no calçadão ou nas trilhas do parque ao lado da sua casa, ou aquela ida clássica à academia poderia nos ajudar a nos livrarmos das dívidas? Ou, ao menos, a não contrair novas dívidas, especialmente aquelas originadas nas compras por impulso.

Não é difícil entendermos as razões de tal afirmação.

A serotonina é um neurotransmissor importante no equilíbrio do humor. Na falta desse neurotransmissor, ou diminuição dos seus níveis, podem aparecer sintomas como depressão, apatia, mau humor ou patologias muito sérias como TOC -Ttranstorno ObsessivoCompulsivo. Todas nós sabemos disso, ainda que intuitivamente, por isso recorremos à salvadora barra de chocolate em momentos down. O chocolate contém triptofano, que é um aminoácido que é convertido em serotonina nos neurônios, que por sua vez incentiva a produção dos hormônios do prazer e da satisfação. Bem, compras por impulso produzem esse efeito também.

E as barras de musculação – tal qual as barras de chocolate e as compras – também funcionam nesse caso, porque a prática de exercícios estimula a produção desses hormônios do bem, que promovem o bem-estar e o bom humor, possibilitando o aumento das sensações de euforia e contentamento.

Continua após publicidade

Certas compras por impulso que fazemos, como aquele celular que só falta falar, nos traz contentamento e bem-estar, aumentando assim o nível de serotonina em nosso organismo, mais ou menos o equivalente a uma barra de chocolate derretendo no céu da boca.

Como não posso sugerir que você substitua as compras por algumas barras de chocolate, porque entre os efeitos colaterais estão as gordurinhas nos culotes, acho de bom tom sugerir que você busque a serotonina em uma boa série de exercícios físicos, que também ajudam a produzir os hormônios do bem-estar e da satisfação – com a aprovação do seu médico, é claro!.

Assim, em momentos críticos como o da TPM, ao invés de pegar o cartão de crédito e ir às compras na hora do almoço, ou antes de atirar o grampeador na cabeça do seu chefe, esqueça o chocolate e o Prozac e procure pela serotonina nas academias de ginástica. Mesmo sendo caras para muitas de nós, as mensalidades das academias ainda serão mais baratas do que atrasar o pagamento de um cartão de crédito e ter que pagar juros. E você ainda sai ganhando: bumbum mais rígido, coração mais forte e solidez na conta bancária.

Continua após publicidade