Por que compulsão por comida pode ser forma de preencher vazio

por Rosemeire Zago

Pessoas que frequentemente brigam com a balança pela expectativa de ver o peso mais baixo, na verdade estão refletindo uma briga interna, muito mais profunda do que imagina, mesmo que isso já dure há muitos anos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é uma doença e deve ser tratada com a seriedade que merece. No campo da Psicossomática entendemos que a doença é um reflexo de um conflito interno, relacionado com as emoções, que por algum motivo, consciente ou inconscientemente, foram reprimidos com o intuito de evitar alguma dor.

Continua após publicidade

Podemos perceber que muitas pessoas adoecem por não se amar, em consequência, desejam desesperadamente o amor dos outros. Como nem sempre conseguem suprir essa necessidade, sentem um vazio enorme dentro de si, e muitos buscam preencher com comida.

Comida e sensação de vazio

Ao sentir um vazio do qual não é identificada a causa, a busca pode ser através da comida, mas como esse vazio na verdade não é de comida, mas geralmente a necessidade é de amor, o vazio permanece e a busca pela comida aumenta cada vez mais. Surge então a doença. Mas com qual finalidade? Para nos mostrar que algo não esta bem dentro de nós, mas que infelizmente muitas pessoas acreditam no contrário. Ou seja, acreditam que a causa de sua infelicidade seja o excesso de peso, não aceitando que o excesso de peso é só um sinal de algum outro conflito, talvez um pouco mais profundo e difícil de ser identificado, mas não impossível.

Como nossa mente é muita sábia, está sempre em busca de um equilíbrio, e essa busca pode ser através da compensação. É como se nosso inconsciente pensasse assim: “se não consigo preencher esse vazio com nada, buscarei preencher com comida”. Mas por que comida? Não é só com comida, outras pessoas buscam preencher com drogas, álcool; outras com dinheiro, poder, trabalho, cada um tem sua própria “fórmula”, muitas vezes secreta para si mesma.

Continua após publicidade

É quando adoecemos como sinal de que devemos olhar profundamente para dentro de nós mesmos para encontrar a resposta que tanto buscamos.

Na ânsia por uma fórmula mágica, começa a busca por remédios, spas, qualquer coisa que faça acreditar que ainda é possível emagrecer. Mas ainda assim, fazendo de tudo, não consegue, e soma-se mais frustração. Para diminuir essa frustração, come-se mais um pouco. Percebe como se torna rapidamente uma bola de neve sem fim? Isso acontece quando se busca resolver por meio externos o que deve ser resolvido dentro de si. Claro que nem sempre é fácil identificar e reconhecer as possíveis causas para o desenvolvimento da doença. Requer uma análise profunda do histórico de vida, que pode ser feito com o auxílio de um profissional, geralmente um psicólogo.

Quantos de nós, ainda crianças, aprendemos que comida é sinônimo de amor? Quantas vezes, ainda crianças, fomos recebidos por nossas avós com um delicioso prato de comida, como demonstração de seu carinho e amor? E depois quando adultos, relacionamos sem perceber, o ato de comer como compensação pelo amor que não recebemos, nem dos outros e muito menos de nós mesmos. É muito difícil conseguir amar a nós mesmos quando dependemos da opinião das outras pessoas, do que pensam de nós, colocando nosso referencial de valor no externo.

Continua após publicidade

As pessoas em geral são críticas, perfeccionistas, exigentes, controladoras, invejosas, manipuladoras. Como podemos esperar ser aprovados e aceitos diante de características tão severas? E quantas outras pessoas fazem esse papel consigo próprias? É justo agir de forma tão drástica com quem no fundo só quer um pouco de amor? É, estou falando de sua relação consigo mesmo. Há quanto tempo você não se faz um elogio? Não reconhece sua capacidade? Não se sente capaz de ir em frente, apesar dos obstáculos? Há quanto tempo não se olha no espelho sem se criticar? Talvez há muito tempo…

Não está na hora de se aceitar mais e se sentir capaz de mudar o que deseja? Será que sua maior dificuldade é eliminar peso ou será que há outras questões, quem sabe muito antigas e que você reprimiu e faz questão de esquecer? Olhe, sem medo, para seu passado, sua vida. O que será que ficou mal resolvido ou fez com que se sentisse rejeitado, abandonado, sem valor, sentindo que não merece receber amor? Já pensou que sua vontade em comer mais e mais não pode ser para preencher algo que a comida não irá preencher? O que a comida poderá estar compensando? Isso só você mesmo pode responder. Reflita, analise, busque as respostas, quem sabe isso será a fórmula que tanto procura para eliminar seu peso.