imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Como lidar com a compulsão motivada pela tristeza?

por Eduardo Ferreira Santos

"Li aqui no Vya Estelar vários artigos referentes a comportamento. Por exemplo, compulsão por compras. Faço tratamento psiquiátrico desde 1999, foram diagnosticadas várias fragilidades psicológicas durante esse tempo. Mas as duas mais importantes foram a compulsão e a tristeza. Não tenho condições financeiras para pagar psicoterapia. Faço uso atualmente de 300mg de bupropiona. Será que é hora de mudar essa medicação. Me ajude."

Resposta: Provavelmente você tem mesmo algum tipo de transtorno no desenvolvimento de sua personalidade que a leva a apresentar esse conjunto de sintomas.

O Ser Humano é um ser biopsicossocial, isto é, há em nossa personalidade componentes biológicos (genéticos, hereditários), psicológicos (todo o nosso desenvolvimento desde o nascimento) e social (o momento particular que estamos vivendo com todas as suas dificuldades).

Assim, tratar apenas o biológico (com um medicamento, seja ele qual for) estará apenas cuidando de uma parte de um todo, quando sabemos que o TODO é muito mais que a simples soma das PARTES.

Quanto a não poder pagar uma psicoterapia, há uma grande quantidade de faculdades de psicologia e CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) que oferecem psicoterapia gratuita ou a preços simbólicos.

Portanto, independente de qual medicação você estiver tomando (e são várias que funcionam diferentemente para cada pessoa), acho FUNDAMENTAL que você procure uma ajuda psicológica e faça uma psicoterapia integrada, isto é, medicação + psicoterapia.


Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. O psiquiatra e psicoterapeuta Eduardo Ferreira Santos responderá perguntas enviadas por você sobre conflitos emocionais e existenciais; sobre transtornos psíquicos ou problemas de ordem psicológica. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?