Dalai Lama dá dois conselhos para aliviar a ansiedade

por Emilce Shrividya Starling

Muitas pessoas vivenciam níveis de ansiedade que dissipam a paz interior e impedem a realização de sonhos e metas. A preocupação e ansiedade excessivas geram doenças físicas, sofrimento mental e emocional.

Continua após publicidade

Todos nós já sentimos ansiedade e as emoções do medo diante de ameaças autênticas, e nosso cérebro nos mobiliza para reagir ao perigo, nos preparando para a luta ou fuga. Mas, se essas emoções e sentimentos persistirem ou se agravarem, sem que haja um perigo real, isso se torna fonte de sofrimento, tendo efeitos prejudiciais no corpo e na mente.

A ansiedade e preocupação excessiva aumentam a irritabilidade, impaciência, bloqueiam a criatividade, o discernimento e a eficiência. Podem causar vários problemas físicos, como hipertensão, doenças cardíacas, fadiga, dores e tensão muscular.

Uma grande terapia para superar a ansiedade e medos consiste em fazermos um verdadeiro questionamento dos pensamentos geradores de ansiedade e substituí-los por atitudes e pensamentos positivos.

Para lidarmos com o medo, temos que reconhecer os tipos de medos, como medo da violência, medo da dor, medo da perda, medo do desconhecido, medo da morte. São medos inerentes ao ser humano. Precisamos aprofundar o entendimento da impermanência da vida. Nada é permanente. Tudo passa. Tudo é transitório.

Continua após publicidade

Precisamos reconhecer os medos infantis que não têm motivo para existirem mais. Reconhecer os medos imaginários, baseados nas projeções mentais. Perceber que são medos de nossa criação mental, que fantasiam a realidade, portanto não refletem a verdade.

Importante limpar a mente através da meditação, que ajuda a dissipar as dúvidas, os medos. Restaura a esperança e irradia brotos de fé que crescem dentro de nós. A meditação nos aproxima do Ser interior e revela a coragem que já existe em nosso coração.

Aprenda aqui como meditarclique aqui

Continua após publicidade

Pratique a meditação regularmente com a disciplina que preserva a fé e devoção a Deus. Quando você se ancorar na disciplina constante da meditação, respirará mais livremente. A cada dia, você vai dissolvendo o medo e a ansiedade. E, assim, experimentará a coragem aonde quer que vá, no trabalho, no trânsito, brincando com os filhos, em casa, em suas viagens.

Uma maneira que Dalai Lama considera útil para reduzir a preocupação é cultivar os pensamentos: "Se a situação ou problema for tal que possa ser resolvida, não há necessidade de preocupação". "Por outro lado, se não houver saída, nenhuma solução, nenhuma possibilidade de equacionar o problema, também não fará sentido nos preocuparmos já que não poderemos fazer nada a respeito mesmo."

Assim, a atitude correta é verificar se existe uma solução para as dificuldades, sem sermos dominados pela preocupação. Em vez de perdermos tempo e energia nos preocupando com o problema, é mais sensato usar nossa energia para procurar a solução. Se, porém, não houver solução, precisamos desenvolver a aceitação para não sofrermos por muito tempo.

Existe o medo da nossa autoimagem, devido à preocupação e ansiedade com as más opiniões sobre nós mesmos ou de parecemos tolos ou inadequados diante dos outros. Não se preocupe com que a pessoa vai fazer ou pensa sobre você. Não perca sua calma por causa das criticas, mas mantenha o equilíbrio em sua mente e em suas emoções.

Os antídotos para superação desses tipos de medo é desenvolver humildade, honestidade e ter uma motivação sincera do que vamos fazer.

Não sentir inibição ao dizer que não sabemos ou que é difícil para nós. Sermos autênticos em nossas atitudes, sem nos preocupar com os outros pensem de nós. Fazer o melhor que podemos, sem medo do fracasso ou de sermos incompetentes.

Com sincera motivação para ajudar, nos esforçando e dando o melhor de nós, podemos eliminar esses medos e sentir segurança e autoconfiança. Portanto, a motivação alicerçada na generosidade, respeito e compaixão são como escudos contra o medo e ansiedade.

Dalai Lama: dois antídotos para ansiedade:

1º) Combate enérgico à preocupação e alimentação crônica dos pensamentos negativos, através de um pensamento neutralizador: "Se o problema tiver uma solução, não há necessidade de preocupação. Se ele não tiver solução, também não faz sentido nos preocuparmos".

2º) Motivação correta, com determinação, generosidade, sem prejudicar a ninguém, pode ajudar a reduzir a ansiedade em nossa vida diária.

Pare de pensar no que vai acontecer. Observe seus pensamentos, observe suas palavras, observe suas ações. Não se intimide com as dificuldades que surgirem. Reconheça que você possui internamente a coragem necessária para vencer o medo.

Entenda que seja o que for que aconteça em sua vida, é para sua elevação espiritual. Tenha coragem de buscar o melhor em cada situação. Decida não se abater com os desafios e problemas. Você tem escolhas.

Escolha, portanto, encarar e aceitar qualquer coisa que apareça em sua vida com coragem e confiança em Deus dentro de você.

A coragem engloba muitas qualidades como aceitação da vida, esperança, força, aprendizado, generosidade, amor, bondade e gratidão. Ela afasta as negatividades e transforma a adversidade em crescimento.

Ter coragem não é aceitar passivamente tudo o que acontece, dizendo: "Nada posso fazer, pois é meu carma". Pelo contrário, é viver sua vida corajosamente, sabendo que seus problemas e medos não são maiores que você. É lidar com as exigências de cada momento, acreditando que dentro de você existe uma coragem inata, uma força interior, que não é diminuída pelos acontecimentos externos.

Tenha coragem. Você pode conseguir. Abrace sua coragem interior e transforme-se para melhor, libertando-se da prisão interna do medo. Compreenda que outras coisas são mais importantes do que ficar dominado pelas preocupações e ansiedade. Viva com o entusiasmo da coragem, da confiança e da alegria interior que destroem o medo.

Para extrair a coragem e alegria de dentro de você, é preciso dissolver esses inimigos internos que tiram sua serenidade. Para sentir essa força interna, tenha o conhecimento de que você está com Deus e que Ele está com você. Renove constantemente esse sentimento. Lembre-se: "Eu estou com Deus e Deus está comigo". Namaste! Deus em mim agradece Deus em você! Fique em paz!