O que fazer quando os pais interferem na sua relação amorosa?

por Saulo Fong

Uma pergunta muito frequente no relacionamento de casal é a de como lidar com a interferência direta dos familiares na vida deles.

Continua após publicidade

Cada membro da família, principalmente os pais, desejam sempre o melhor para seus filhos, e esse melhor é baseado em suas crenças e valores.

Quando duas pessoas se unem em um relacionamento amoroso, elas trazem essas crenças e experiências que atuam em sua vida e em seu sistema familiar. É muito comum encontrar pessoas que possuem padrões de comportamento semelhantes ao de seu pai ou mãe com relação ao parceiro(a) e vice-versa.

Muitas vezes, encontramos homens olhando para a parceira como olham para sua própria mãe, ou mulheres que olham para seu parceiro como olham para seu pai. Essa é uma das inúmeras dinâmicas que podem acontecer inconscientemente e causar sérias tensões e conflitos no relacionamento. Essas dinâmicas ocultas podem vir à tona e serem solucionadas através do trabalho de * Constelação Familiar, desenvolvido pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger e já bastante difundido no Brasil.

Críticas e palpites da família (principalmente dos pais) podem trazer conflitos, já que o casal não deseja cortar relações com a família de origem.

Continua após publicidade

Como lidar com a interferência familiar

1º) O primeiro ponto é tomar consciência de que os pais querem sempre o melhor para seus filhos. Porém, esse melhor é subjetivo e nem sempre está em sintonia com que o(a) filho(a) acredita ser o melhor para ele(a) mesmo(a).

Muitas vezes essa interferência constante de um dos pais pode também ser o efeito de alguma outra dinâmica oculta existente entre pai/mãe e filho(a).

Continua após publicidade

2º) Uma segunda sugestão é a de que cada parceiro tenha um diálogo aberto com seus pais sobre a questão dessa interferência no relacionamento de casal, deixando claro os limites aceitos nessa relação. Muitos conflitos acontecem pela falta desse diálogo.

Enfim, o esclarecimento, a percepção e consciências das tensões e das dinâmicas ocultas nos relacionamentos podem ser um dos caminhos para a busca da harmonia na relação amorosa e familiar.

O que é na prática a dinâmica oculta num relacionamento?

O trabalho de Constelação Familiar parte do pressuposto de que as dinâmicas nos relacionamentos são influenciadas por três fatores importantes: a ordem, o equilíbrio entre dar e receber e o pertencimento. Por exemplo, uma pessoa que não consegue sucesso financeiro pode estar se sabotando para que continue pertencendo à familia de origem que não tem muitos recursos. Ela permanece pobre por lealdade à familia, pois se conseguisse sucesso, sentir-se-ia excluida e culpada.

* Constelação Familiar: cada terapeuta utiliza muito da intuição e da própria vivência para aplicá-la. Não existe um procedimento padrão. O próprio termo Constelação Familiar pode ser chamado de Constelação Sistêmica e talvez não tenha sido a tradução literal do termo em alemão, que seria traduzido como Exposição Familiar ou Exposição Sistêmica.