Alimentos que causam ou combatem acnes

por Jocelem Salgado

A alimentação é fundamental para a estética facial e corporal. Pesquisas mostram que a alimentação saudável e equilibrada e o consumo de alguns alimentos específicos podem contribuir na elasticidade, hidratação e firmeza da pele, prevenindo o surgimento de rugas.

Continua após publicidade

Alguns componentes presentes em certos alimentos possuem a função de manutenção de uma pele saudável, pois neutralizam os efeitos maléficos dos radicais livres – moléculas formadas no nosso organismo que danificam nossas células e aceleram o processo de envelhecimento -, além de outros processos degenerativos.

A seguir estão algumas dicas de como combater a oleosidade e onde encontrar os nutrientes que auxiliam na hidratação e/ou melhora da saúde da pele:

Acne e oleosidade:

Muitos acreditam que a relação da acne e da oleosidade com a alimentação seja um mito, isso não é verdade. Alguns alimentos podem contribuir para o agravamento da acne e da oleosidade, tais como:

Continua após publicidade

Alimentos com alto índice glicêmico: balas, doces, massas, pois são ricos em açúcar e são apontados como agravantes do quadro de acne.

Alimentos que ajudam a combater acne e oleosidade: peixes como atum e sardinha, pois são fontes de ácido graxo ômega-3 que possui ação anti-inflamatória. Frutas e vegetais, principalmente com cores amarela e laranja, por serem fontes de betacaroteno são potentes antioxidantes que contribuem para prevenir a oleosidade e a acne.
Frutas e vegetais, principalmente de cores amarela e laranja, ajudam a combater acnes

Vitaminas e a pele

Continua após publicidade

Vitamina A

A vitamina A contribui para o desenvolvimento e manutenção da saúde da pele. Sua deficiência acarreta alterações na textura da pele como descamação e ressecamento.

Fontes de vitamina A: couve, cenoura, espinafre, fígado bovino, manga.

Vitamina E

Vitamina E (tocoferol), é capaz de combater radicais livres melhorando as paredes dos vasos sanguíneos na pele, tornando-os mais irrigados. Alguns estudos demonstram que ela possui a capacidade de melhorar os sinais de fotoenvelhecimento (envelhecimento causado pela exposição à luz, natural ou não). Também melhora a espessura, rugosidade e descamação cutânea da pele.

Fontes de vitamina E: Óleos vegetais (soja, palma, amendoim, milho, cártamo, girassol, amêndoas, abacate, tomate, milho.

Vitamina C

A vitamina C está presente em vários alimentos, como a amora, uvas roxas, morango, framboesa, laranja, mexerica, limão, cenoura e vegetais verdes-escuros. Além de possuir função antioxidante, esse nutriente é fundamental na produção de colágeno, a proteína que mantém a pele saudável e bonita, pois ela melhora as paredes dos vasos sanguíneos da nossa pele, tornando-a mais irrigada.

Fontes de vitamina C: Acerola, Laranja, Tangerina, Morango, Limão, Kiwi, goiaba, pimentão, rúcula, tomate, alface.

Função intestinal e a pele

O intestino é o órgão responsável pela digestão e absorção de nutrientes o qual também realiza a eliminação de toxinas, dentre outras funções. Se o nosso intestino não está funcionando bem, seja constipado ("preso") ou com diarreia, ocorre um desequilíbrio que pode ser refletido na saúde da pele. Alguns nutrientes podem deixar de ser absorvidos, ocasionando carências nutricionais que podem resultar em pele seca e a eliminação de toxinas pode não ocorrer. Em contrapartida, se possuímos uma regularidade intestinal, essa eliminação é facilitada, proporcionando uma pele mais saudável.

Lembre-se sempre, que a pele precisa estar bem hidratada, logo é fundamental uma ingestão média de dois litros de água por dia, bem como a ingestão de frutas ou suco de frutas ao longo do dia.

Colágeno e pele

O colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada. Os alimentos de origem animal, tais como as carnes, principalmente as vermelhas, são excelentes fontes de proteínas e colágeno. Entretanto, somente a alimentação não é capaz de fornecer a quantidade ideal dessa proteína que nosso organismo necessita a partir dos 30-40 anos. É aí que entra a suplementação.

Supõe-se que com a suplementação com colágenos os músculos fiquem mais rígidos, a densidade dos ossos aumente, as articulações e ligamentos ganhem elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fique menos frágil e porosa. Uma dieta rica em colágeno pode sanar problemas ocasionados por sua deficiência como diminuição da espessura do fio capilar, desidratação e perda de elasticidade da pele, as quais culminam em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias.

Estudos recentes também mostram evidências de que a administração de colágeno hidrolisado na dieta diária não só contribui para a beleza da pele, como ajuda na prevenção e no tratamento de doenças degenerativas dos ossos e articulações como as osteoartrites e osteoporose. Além disso, é considerado ser um suplemento alimentar importante na dieta de pessoas que expõem suas articulações a grandes esforços como atletas ou pessoas obesas.

É importante ressaltar que em caso de suplementação, essa deve ser feita com 10g diárias de colágeno hidrolisado. Utiliza-se o colágeno hidrolisado, pois é sob esta forma que a molécula encontra-se disponível ao organismo para síntese de novo colágeno.

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um ingrediente alimentício pelo Ministério da Saúde e pelo FDA, órgão que regulamenta alimentos e bebidas nos EUA, e, atualmente, já é possível observar no mercado alguns alimentos que oferecem essa proteína na dose diária de 10 gramas, quantidade ideal defendida por estudos científicos para obtenção dos benefícios.