Como contar ao filhinho que os pais pretendem se separar?

por Blenda de Oliveira

"Estou me separando de meu marido, após 15 anos de uma relação conturbada. Já estou sofrendo muito e temos um filho de 7 anos. Ele ainda não sabe e não sei como agir. Perdi o chão, mas sei que preciso ser forte." 

Continua após publicidade

Resposta: Talvez a parte mais dolorosa você já tenha cumprido: decidir terminar uma relação que já não traz benefícios para ninguém, com certeza.

Agora contar para seu filho não é um momento menos triste, mas de acordo com sua certeza que esse é o melhor caminho, poderá ajudá-lo muito.

Passo-a-passo de como contar ao filhinho:

1º) Com tranquilidade e em um momento que tenha tempo para deixar que seu filho explore as perguntas que queira, conte para ele que você e o pai já não estão felizes juntos e que decidiram viver separados.

Continua após publicidade

2º) É importante ressaltar que continuarão sendo pai e mãe de seu filho e que você (seria bom incluir seu marido aqui, mas depende do que vocês combinarem e se você terá confiança que ele será um pai presente) está tomando a melhor decisão, mas que ele (seu filho) fique tranquilo, que nada faltará a ele e que você estará sempre presente.

3º) De preferência, seria interessante que seu marido estivesse junto e de acordo com o que você vai dizer para que não traga mais angústia para seu filho. Qualquer separação, por maior que seja, o consenso entre o casal é um processo de lenta digestão para as crianças, por isso deve-se frisar:

Os pais serão sempre pais e amam o filho independente de estarem em casas separadas

Continua após publicidade

– O filho não é a razão da separação, este é um assunto de adultos. Os adultos não se amam para estarem juntos e cada um vai buscar sua felicidade.

– Os adultos continuarão protegendo e cuidando dos filhos. Quem se separa é o casal, não o pais.

Deve haver coerência entre o que é dito por ambos os pais

4º) Acompanhe de perto como seu filho estará após a comunicação.

5º) Saia para se divertir com ele e converse sempre que considerar necessário.

6º) Pessoas adultas às vezes se separam, mas isso não quer dizer que o tempo que você estve casada não teve momentos muito felizes e importantes. Foi dessa união que nasceu seu filho, portanto é importante frisar os aspectos positivos da relação.

Boa sorte!