Como contar para minha filha que ela é adotada?

por Blenda de Oliveira

"Minha filha tem três anos e é adotiva. Como conto a ela que é adotada e foi rejeitada pela mãe biológica desde a gravidez? Oriente-me. Grata."

Continua após publicidade

Resposta: O primeiro ponto importante é saber que as pessoas adotadas não vivenciam sua perda da mesma maneira e nem no mesmo grau. Cada criança fará sua elaboração de acordo com suas formas de percepção e de lidar com os acontecimentos. É muito importante a forma e o tempo com que seus pais adotivos lhes contam sua história.

O segundo aspecto é ter em mente que a história de uma criança pertence a ela e, portanto, tem todo o direito de saber e explorar sua história ao longo do seu crescimento. Quero com isso dizer que é fundamental que conte para sua filha a história que a trouxe ao mundo e para perto de você.

Como iniciar a revelação

Entretanto, temos que considerar que para iniciar essa revelação, é muito importante que tanto você quanto seu marido estejam preparados e alinhados. O que isso quer dizer? Há muitos estereótipos sobre adoção. Quase sempre as pessoas têm pena ou um certo olhar de que aquela criança, com certeza, trará problemas. Além disso, há muitos preconceitos em relação às mães biológicas. Tudo isso precisa estar tranquilo para vocês. As crianças são mestras em fazer rápidas e acertadas leituras entre o que é dito e o que o corpo expressa. Se ao falar sobre isso vocês expressam tristeza, por exemplo, pelo tom da voz, a criança logo percebe.

Continua após publicidade

Dessa forma indico que vocês conversem entre si e, se quiserem, procurem ler a respeito e conversar com pessoas que entendam de adoção para que se orientem melhor no que diz respeito à condição emocional de vocês.

Na idade da sua filha a melhor forma de contar é por meio de estorinhas, contos de fadas ou, melhor ainda, por uma estória inventada por vocês. Invente uma estória que aos poucos sua filha identificará o personagem como sendo ela.

Por exemplo: Um dia mamãe e papai foram até uma loja onde tinham muitos bebês. Bebês gordinhos, magrinhos, loirinhos etc. Diga que vocês estavam muito felizes por que escolheram um bebê (faça uma descrição da sua filha) e quando encontraram disseram para esse bebê que (diga o nome dela) queriam muito que viesse com vocês. Estavam muito contentes de levar aquela menina tão linda para casa e torná-la filha.

Continua após publicidade

Este é só um exemplo, mas pode variar, inventar e contar sempre a mesma estória. Faça desenhos e procurem se divertir nessa situação. Na medida que ela for crescendo o assunto pode ir ganhando mais força e ela, com mais autonomia, poderá explorar mais e mais sua história. Estejam sempre prontos para falar e, na medida da necessidade, tragam mais detalhes da história.

O mais importante é iniciar essa conversa. Os detalhes quanto à adoção aparecerá conforme vocês e ela não tornarem o assunto tabu, reconhecendo que é um direito dela, sempre, saber da sua história.