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Como elaborar o treino para malhar coxas e glúteos?

É no descanso que se obtêm os ganhos

por Simone Sarti

"Gostaria de saber se há problema malhar a parte da frente da coxa e a de trás no mesmo dia ou glúteos e a parte da frente da coxa?"

Resposta: Existem muitas formas de se dividir o programa de treinamento

Você vai encontrar programas completos (para todo o corpo) dividido em duas, em três ou até um único programa dividido em quatro partes e você treina cada uma das partes praticamente uma vez na semana. Isso depende muito do seu objetivo, pois essa divisão está diretamente ligada à intensidade do treino, pois para se dar um intervalo tão grande, esse estímulo tem que ser muito forte.

Agora, se o objetivo for por exemplo, resistência muscular, não é possível treinar apenas uma vez na semana.

Portanto, tendo bem claro seu objetivo, o programa vai ser montado e o mais importante será o intervalo entre os exercícios para um mesmo grupo muscular.

Independente do que você for trabalhar num mesmo dia, para cada músculo trabalhado, deve-se dar um descanso de 24 a 72 horas antes do novo estímulo. É no descanso que se obtêm os ganhos.

Isso tudo é muito individual. O professor deve conhecer bem o aluno, pois cada um vai responder e se desenvolver de forma bem particular. Cabe ao professor acompanhá-lo para encaixar as mudanças no treinamento e determinar a intensidade e o tempo de repouso necessário e adequado.


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

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