Cremes antienvelhecimento realmente funcionam?

por Sonia Corazza

Sempre vejo na mídia muita controvérsia a respeito da efetividade dos produtos cosméticos no combate ao envelhecimento da pele. De um lado profissionais e empresas que prometem soluções fantásticas, de outro comunidades céticas que simplesmente desconhecem o poder e valor de uma rotina de cuidados diários bem feitos. Gente, é preciso separar o joio do trigo!

Continua após publicidade

De fato as pesquisas no campo da dermatologia cosmiátrica estão muito avançadas. Hoje já se consegue reverter processos de envelhecimento da pele em vários níveis, com resultados fantásticos, mediante a aplicação de fórmulas cosméticas ou farmacêuticas. Mas é claro que se torna fundamental a cada dia saber mais sobre os princípios ativos, conhecer intimamente o estado da sua pele e se respaldar de conselhos profissionais idôneos, para bem escolher onde gastar seu rico dinheirinho.

Condição e solução

Atualmente é muito mais sensato falar em condição da pele, avaliando o estado em que ela se apresenta, para poder escolher o tratamento correto, por isso vou ensinar como você deve proceder para conhecer a sua pele.

Após três horas da limpeza da pele e sem maquiagem ou qualquer outro produto aplicado, a camada protetora natural está restaurada. Observe na frente de um espelho e classifique-a:

Continua após publicidade

Normal

Tem aspecto sedoso, é elástica e suave ao tato. A espessura é correta, nem demasiado fina, nem grossa demais. Apresenta-se sempre fresca e com os poros fechados, sem cravos, espinhas ou lesões. Não descama nem produz oleosidade excessiva.

Seca ou ressecada

Continua após publicidade

Tem espessura fina, é opaca e com pouca elasticidade. É áspera e desidratada, com grande tendência à descamação, devido a ausência de umidade. Envelhece prematuramente. Tendência a apresentar linhas precoces ao redor dos olhos e boca.

Mista

Apresenta duas regiões distintas:

É grossa, gordurosa e brilhante, na área conhecida como zona T ( testa, queixo e nariz). A oleosidade excessiva pode propiciar o aparecimento de cravos, comedões e outras formas de erupção cutânea.

É desidratada e sem elasticidade na face e ao redor dos olhos, opaca nas laterais, podendo descamar.

Oleosa

É grossa, gordurosa e brilhante. Pode se desidratar facilmente. A oleosidade excessiva pode propiciar o aparecimento de cravos, comedões e outras formas de erupção cutânea.

Pele jovem X pele madura

Com o passar dos anos o organismo desacelera a velocidade de renovação das células, havendo também diminuição na produção de substâncias lubrificantes naturais. Com isso a pele apresenta alguns sinais resultantes de mudanças fisiológicas causadas pelo passar do tempo e pelas agressões externas. Todas essas alterações se refletem no aparecimento de manchas, linhas e sinais.

Compare as características gerais da pele jovem e da pele madura

Jovem

Está em pleno vigor, é macia e homogênea, não apresenta manchas. É bem lubrificada e elástica, sem sinais de flacidez. É luminosa e fresca e não possui sinais de expressão, nem rugas. Seu sistema de defesa natural trabalha em ritmo correto.

Amadurecida

Apresenta linhas, rugas e falta de luminosidade, decorrentes da gradual perda das defesas naturais. Sem elasticidade e viço, devido a diminuição da produção de substâncias essenciais para a sustentação dos tecidos.Tem grande tendência a ficar desnutrida e flácida.

Pronto, agora que você sabe a condição de sua pele, fica fácil escolher a melhor linha de cuidados faciais, mas não se esqueça de que a lição só vai ficar bem feita se você continuar se atualizando em relação às novidades e efetividades de ação das fórmulas cosméticas em fontes idôneas. Afinal ainda há muita promessa falsa por ai…