imagem de capa

Saiba por que itens de sua alimentação devem coincidir com ingredientes de seu creme

Pele deve ser alimentada de dentro para fora

Da Redação

Com uma alimentação saudável, os resultados são sentidos em vitalidade, disposição e bem-estar. Mas, se no cardápio da mesa forem adicionados alimentos que ajudam ainda mais no antienvelhecimento, a pele também vai agradecer. A saúde da pele começa com uma dieta balanceada e criteriosa, baseada em alimentos ricos em nutrientes, como as catequinas, os flavonóides e os polifenóis - são antioxidantes que combatem os radicais livres, substâncias que causam envelhecimento.

Sendo assim, podemos dizer que a pele deve ser alimentada de dentro para fora.

Para isso, é importante incluir diariamente cinco porções de alimentos antioxidantes, como tomate, brócolis ou açaí, quatro xícaras de chá verde ou branco, pelo menos 25g de fibras, presentes em frutas, vegetais, feijão e arroz integral, ômega 3, presente em castanhas e salmão e pelo menos duas colheres de azeite de oliva extra virgem.

Mas, além de fazer da alimentação uma aliada nos tratamentos da pele, a indústria cosmética também colabora lançando no mercado princípios ativos que são a síntese dos nutrientes dos alimentos que aplicados na pele, vão colaborar também no processo de fora para dentro.

Veja abaixo, os alimentos que podem auxiliar na saúde da pele:

1. Alimento: Abacate em óleo
Composto: Beta-sitosterol, um fitoesterol, antioxidante e antiinflamatório capaz de acalmar a pele e prevenir o envelhecimento.
Aplicação: Cremes e loções para hidratação e nutrição profunda da pele do corpo. Nos cabelos nutre os fios e repara os fios danificados pelos agentes químicos.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Hidratação e nutrição. Fonte de vitaminas, antioxidantes e óleos naturais do abacate que são extremamente benéficos para a pele.

2. Alimento: Amêndoa amarga em extrato
Composto: Ácido mandélico, um alfahidróxiacido capaz de esfoliar delicadamente a pele.
Aplicação: Loções faciais ou corporais para esfoliação delicada da pele, aumentando também a renovação celular.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Renovação celular e até tratamento da acne e das manchas da pele.

3. Alimento: Arroz
Composto: Rico em Ácido kójico, um potente clareador
Aplicação: Loções e géis de uso facial para clareamento da pele.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Clareamento da pele que obtém uma tonalidade mais uniforme e mais clara, sem irritar.

4. Alimento: Cacau
Composto: Polifenóis, sendo talvez a maior fonte destes antioxidantes encontrada na natureza.
Aplicação: Loções e géis de uso facial para clareamento da pele.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Anti-rugas e potente antioxidante que pode ser usado tanto em loções quanto na forma de máscaras. Deixa a pele mais corada pois aumenta a circulação estimulando todo o seu metabolismo.

5. Alimento: Café
Composto: Cafeína, que hoje é considerada um protetor solar, estimula o crescimento de cabelos e ainda dissolve os depósitos de gordura.
Aplicação: Loções faciais com efeito anti-rugas, em fotoprotetores pois aumenta a proteção solar e a defesa da pele frente ao sol e ainda em loções antiqueda.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Anti-rugas, protege contra as rugas causadas pelo sol e estimula o crescimento capilar.

6. Alimento: Castanha-do-Pará
Composto: Selênio e vitamina E, dois poderosos antioxidantes.
Aplicação: Cremes e loções para o rosto e para o corpo com forte capacidade de neutralizar os radicais livres que causam o envelhecimento e o câncer de pele.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Antioxidante, anti-rugas, preventivo do câncer de pele, nutritivo e hidratante, graças aos seus lipídios.

7. Alimento: Chá verde
Composto: Catequinas e flavonóides são poderosos antioxidantes
Aplicação: Cremes e loções para a pele do corpo e do rosto, inclusive para as olheiras, para combater os radicais livres que levam à formação das rugas.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Potente anti-rugas por sua ação antioxidante. Nas peles oleosas atua reduzindo a secreção de sebo.

8. Alimento: Kiwi
Composto: Vitamina C
Aplicação: Cremes e loções hidratantes, anti-rugas e clareadores da pele.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Anti-rugas, antimanchas e hidratante.

9. Alimento: Maçã
Composto: Ácido málico, um alfa-hidróxiacido
Aplicação: Cremes e loções anti-rugas, antiacne e clareadores da pele, por sua ação esfoliante delicada.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Esfolia a pele sem irritar. É indicada no tratamento da acne e das manchas. Ao acelerar a renovação celular, deixa a pele com aparência mais jovem.

10. Alimento: Milho
Composto: Gluconolactona, um polihidróxiacido suave
Aplicação: Loções para o rosto e para o corpo com ação esfoliante suave.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Renovação celular, hidratante, antioxidante da gluconolactona que faz tudo isso sem irritar a pele. Também ajuda no clareamento da pele e das manchas.

11. Alimento: Óleo de oliva
Composto: Ácidos graxos ou lipídios importantes para a pele, além de polifenóis antioxidantes
Aplicação: Cremes e loções para peles secas e envelhecidas. Os lipídios da oliva, somados ao seu alto conteúdo de polifenóis, faz dela um dos mais preciosos ingredientes cosméticos.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Ação anti-rugas, regeneradora, antioxidante e hidratante. Hidrata, nutre, amacia e regenera as peles mais secas e envelhecidas. Aplicado puro serve como uma verdadeira máscara de beleza.

12. Alimento: Pêra
Composto: Ácido málico, outro alfahidróxiacido capaz de renovar a epiderme
Aplicação: Cremes e loções faciais, inclusive para área dos olhos com ação clareadora e renovadora celular
Efeitos na pele e/ou cabelos: Tratamento da acne e das manchas, pois a pele é capaz de estimular a renovação celular.

13. Alimento: Romã
Composto: A maior fonte de polifenóis, os agentes mais poderosos no combate aos radicais livres
Aplicação: Cremes e loções anti-rugas potentes para as peles mais envelhecidas e também para as peles com manchas
Efeitos na pele e/ou cabelos: Graças ao seu poder em eliminar os radicais livres, a romã regenera, hidrata, nutre e conserva a juventude da pele.
Também previne e trata as manchas escuras.

14. Alimento: Salmão
Composto: Rico em ácidos graxos do tipo Ômega-3 e rico em DMAE, que atua sobre os efeitos do envelhecimento corrigindo a flacidez excessiva da pele
Aplicação: Loções anti-rugas e para peles com flacidez e ainda para as peles mais sensíveis e inflamadas.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Enquanto o Ômega-3 atua diretamente sobre as causas do envelhecimento nutrindo, hidratando e protegendo a pele.

15. Alimento: Soja e derivados
Composto: Rica em isoflavonas vegetais, substâncias que imitam os hormônios femininos.
Aplicação: Cremes e loções para toda face e corpo, especialmente para as mulheres que já passaram da menopausa e precisam fazer a reposição hormonal da pele.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Reposição hormonal da pele, redução das bolsas debaixo dos olhos e das rugas, melhoria da flacidez tanto da pele do rosto quando do corpo.

16. Alimento: Tomate
Composto: Fonte de puro licopeno, um carotenóide capaz de proteger a pele contra o envelhecimento.
Aplicação: Loções corporais com tomate, óleos de banho, cremes para as mãos e principalmente para as peles mais sujeitas a agressões.
Efeitos na pele e/ou cabelos: Antiinflamatório e antioxidante.

Fonte: Prof. Maurício Gaspari Pupo
Coordenador da Pós-Graduação com MBA em Cosmetologia das Faculdades Unicastelo de São Paulo, Unigranrio do Rio de Janeiro e Metrocamp de Campinas


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.

O que você achou do novo Vya Estelar?