Cremes cosméticos para gordura localizada realmente funcionam?

por Sonia Corazza

Como existem pessoas aguardando o pote da felicidade! Aquele que traria um creme milagroso que "enxugasse" a gordura excedente em apenas algumas poucas aplicações. Mas não adianta rezar.

Continua após publicidade

Gente, esse tipo de fórmula simplesmente não existe!

Então no que acreditar? O que fazem os cremes cosméticos para gordura localizada? Funcionam mesmo?

Fórmulas verdadeiras; quais são

São formulações destinadas a massagear o corpo e permitir o suprimento para a pele de princípios ativos com ação lipolítica, drenante e restauradora. Uma boa formulação deve associar essas três categorias de matérias-primas ativas, procure por elas no seu produto cosmético:

Continua após publicidade

1 – Ativos lipolíticos

A lipólise é "quebra" da gordura em ácidos graxos e glicerol, substâncias utilizáveis pelo organismo no processo metabólico natural. A cafeína é uma excelente ativador do metabolismo dérmico de gorduras, pois permeia a epiderme e derme e consegue chegar, por si só, a camada onde a gordura se encontra. Além da cafeína outras metilxantinas também agem dessa forma, como a teofilina e a teobromina retirada do cacau, muito em moda na Europa, desde o verão passado e presente em produtos de linhas consagradas.

2 – Ativos drenantes

Continua após publicidade

Agem estimulando a liberação de toxinas para as linfas, ajudando a diminuir os edemas e acúmulos. Bons exemplos de ingredientes estão nos extratos vegetais de hera (Hedera helix) e Centella asiática.

3 – Ativos restauradores da barreira cutânea

A pele onde se instala a celulite e excesso de gordura fica empobrecida também de oxigenação, portanto menos nutrida e hidratada. Alguns bons ativos são as vitaminas e lipídios vegetais.

Quais são?

Os clássicos mentol e cânfora, muito usados em géis modeladores, agem somente como termo-ativos, isto é, abaixam a temperatura da pele e estimulam a circulação periférica, mas não penetram na pele. São ingredientes complementares, que pertencem a uma geração antiga de formulações para o cuidado cosmético corporal. Não fazem mal, mas também contribuem pouco para melhorar a condição cutânea.

Bem, pessoal, agora é com vocês. Para melhorar o contorno corporal é sempre fundamental adotar uma alimentação equilibrada, agregar uma rotina de exercícios físicos ao seu dia-a-dia e escolher produtos cosméticos que complementem bem tudo isso. Boas escolhas e bom dia!