Devemos atualizar nossas crenças

por Rosemeire Zago

Muito de nosso sofrimento tem origem nas crenças que carregamos. Afinal, o que são crenças? Crença é aquilo que aprendemos desde criança e adotamos como verdade. Evidentemente, algumas são verdadeiras, outras não. As crenças começaram através de histórias e costumes. Elas são transmitidas pela religião, educação, mas principalmente por nossos pais.

Continua após publicidade

Quando somos crianças, pequenas e dependentes, ouvimos sem questionar, acreditando cegamente em nossos pais e nos adultos mais próximos, como se fossem donos de toda sabedoria e verdade, afinal são nossas únicas referências. Ou seja, aprendemos em casa com nossos pais, irmãos, avós… Depois, conforme vamos crescendo, aprendemos na escola, com a televisão, mídia, internet… Enfim, são infinitas as mensagens que recebemos diariamente das mais diversas fontes. Muitas são captadas sem percebermos e ficam registradas em nossa mente.

Quantas são as crenças que ainda fazem muitas pessoas sofrerem? Cada um tem que identificar aquilo que um dia aprendeu e que continua acreditando como sendo verdade absoluta, apenas seguindo como se fossem regras impostas, sem questionamentos. Quem nunca ouviu: "Homem que é homem não chora?" E vemos tantos engolirem suas lágrimas, como se o fato de terem sensibilidade e sentimento os fizessem menos homens. Quantas pessoas ainda hoje acreditam que ser homem é apenas ser o provedor e a mulher é quem cuida da casa e dos filhos? Quantas mulheres que ainda não casaram se culpam pela excessiva cobrança da família, e o pior, de si mesmas? Além da culpa, ouvem constantemente piadinhas constrangedoras ameaçando que irão ficar para 'titia'.

Muitos de nós temos pensamentos mágicos como: "Quando casar todos os problemas serão resolvidos", ou ainda: "Serei feliz quando conseguir comprar uma casa, ter um filho, um diploma, ter uma renda superior a que tenho". Esses exemplos são reflexos de crenças aprendidas e que são carregadas dentro de nós como verdades. Crenças que são simplesmente seguidas e que podem trazer muito sofrimento, quando não condizem com os valores próprios de cada pessoa.

Crenças como:
– sexo é pecado e 'sujo';
– mulher tem que se casar cedo e ter filhos;
– homem não chora;
– ao homem cabe – apenas – o papel de provedor;
– devemos ser obedientes e servir aos outros;
– nunca demonstre seus sentimentos, entre outras.

Continua após publicidade

Sabemos que a lista é infinita, estes são apenas simples exemplos que devem ser banidos de nossa vida, pois de nada nos servem.

Há ainda as crenças supersticiosas que geram as conhecidas crendices, como por exemplo, a crença de que é má sorte um gato preto atravessar o caminho; que ao passar por debaixo de uma escada terá azar; quem ri muito chora depois…

As crenças também são a origem de infinitas culpas que carregamos. Muitas crenças nos fazem acreditar que se não as seguirmos, estaremos errados, e assim nos culpamos. Muitas crenças agem de forma a limitar as pessoas. Por isso é preciso identificar quais são as crenças que ainda carregamos dentro de nós e quais queremos continuar a ter. Muitas são crenças distorcidas que fazem parte apenas de um passado e que muitos trazem para o momento presente.

Continua após publicidade

Sempre buscamos uma justificativa naquilo que um dia aprendemos, só que infelizmente, não reavaliamos se tal crença ainda nos serve. Ou seja, as pessoas não atualizam suas crenças, a verdade que um dia acreditaram como absoluta. Tudo muda, não podemos ser rígidos e inflexíveis em nossos pensamentos, pois eles refletirão em nossas atitudes nos fazendo sofrer.

Não posso afirmar que todo nosso sofrimento provém de crenças, mas a maioria deles. Outra fonte de sofrimento é a ilusão, onde ficamos esperando que o outro nos dê aquilo que não tem, não pode ou não quer nos dar, mas isso é assunto para outro artigo.

Voltando ao assunto das crenças, hoje quantas são as pessoas que continuam dentro de um relacionamento afetivo sem amor, companheirismo e amizade, só porque um dia aprenderem que casamento é para sempre?

Tudo que ouvimos, lemos e vemos deve ser analisado, e não apenas aceito passivamente. Devemos sim buscar orientação e informação. Porém, a decisão final sempre caberá a cada um de nós. Busque a tão almejada paz interior por meio do constante exercício de reflexão e diálogo interno. Nossas emoções são os sinais do nosso mundo interior e exterior. Nos avisam o que devemos ou não fazer. Por isso, pare por alguns segundos e perceba o que está sentindo. O que seus sentimentos podem estar revelando? O que seu corpo através de sintomas ou doenças pode estar manifestando? Quando sua própria voz for ouvida, é certo avaliar se está contaminada por crenças antigas e que podem – e devem – ser reavaliadas e atualizadas, agora sem mais permitir que conduzam sua vida, mas considerando suas próprias verdades e necessidades mais íntimas. Conduzir nossa vida perante aquilo que esperam de nós ou nos fizeram acreditar é o caminho mais curto para o sofrimento. E esse, creio, você não quer mais.