O que pode levar uma criança ter medo de ser abandonada?

por Blenda de Oliveira

"Meu filho de seis anos tem chorado de medo de que eu o abandone, nunca em tempo algum falei isso. Como conduzir esse assunto? Se puder me ajudar agradeço."

Continua após publicidade

Resposta: Às vezes ocorre que nessa idade em que a criança cria mais independência e passa a ter um pouco mais a noção da impermanência das pessoas e coisas, pode projetar os medos nas figuras de maior importância afetiva, como a mãe. Nessa idade elas também conversam mais com os amiguinhos, observam outras crianças e se dão conta da importância dos pais, pois são eles que fornecem a segurança e o bem-estar.

Como conduzir o assunto:

1º) Você pode conduzir esse assunto, conversando de maneira mais direta, em momentos de maior descontração. Pergunte para ele quando ele começou a ter essa preocupação e se você disse ou fez alguma coisa que o deixou com dúvida.

2º) Aproveite para fazer um passeio com ele em que vocês se divirtam, aproveitando para reassegurá-lo de sua presença na vida dele.

Continua após publicidade

3º) Pesquise com ele o que ele precisa que você faça para ajudá-lo a tranquilizar-se sobre esse assunto. Procure mostrar que muitas crianças sentem esse medo, porque os pais são muito importantes, mas está tudo bem e que vai passar. Você o ajudará a superar.

4º) Evite negar a preocupação dele, dizendo apenas que é coisa da cabeça dele, pois isso ele já sabe, mas não sabe o que fazer.

5º) Procure criar situações em que possam estar juntos e tenha oportunidade de, claramente, olhando nos olhos do seu filho, ratificar o amor, o cuidado e a disponibilidade de ajudá-lo;

Continua após publicidade

6º) Sempre que tiver possibilidade, lembrar de se comunicar durante o dia, trazer um presentinho (um bombom, uma revistinha) que concretize sua lembrança e seu interesse por ele;

7ª) Chame outras crianças para brincar com ele, mas na sua casa, e mostre como ele fica bem e consegue se divertir com outros interesses.

Crianças precisam de atitudes bastante concretas que signifiquem amor, presença e disponibilidade. Enfim, como dito acima, a condução desse assunto deve apontar para ações que o tranquilizem daqui para frente, assim cria-se mais segurança e autoconfiança no futuro.