Crianças precisam fazer exames periódicos de colesterol?

Da Redação

"O Dia Nacional de Controle do Colesterol, 08 de agosto, foi instituído pelo Governo Federal em 2003. A data, como outras do gênero, atua de maneira expressiva para a conscientização da população sobre a necessidade das ações preventivas e da detecção precoce de doenças.

Continua após publicidade

As crianças assim como os adultos também apresentam colesterol alto. Há 15 anos o exame não era prescrito para o paciente pediátrico, mas a situação mudou. A vida moderna, a alimentação nem sempre saudável, a falta de atividade física levaram os médicos e os nutricionistas a investigarem esse tipo de problema em crianças.

"É um mal silencioso, não apresenta sintomas e não acomete somente crianças acima do peso. Por isso os pais não percebem que a criança sofre de hipercolesterolemia, nível elevado de colesterol ruim (LDL) no sangue”, afirma a nutricionista Adriane Alves Marchisete.

Embora não existam pesquisas, acredita-se que cerca de 30% das crianças brasileiras tenham colesterol elevado. Além da genética, o problema está relacionado à dieta inadequada e ao sedentarismo. Também pode sinalizar outras doenças como disfunções na tireoide e diabetes.

“E, como hoje a ciência sabe que é possível encontrar depósitos desse tipo de gordura nas artérias dos pequenos, o que aumenta as chances de problemas cardiovasculares no futuro, todo o cuidado é necessário”, alerta.

Continua após publicidade

As bolachas recheadas, os salgados fritos, sorvetes, leite integral e derivados, embutidos (presunto, salame), gema do ovo e as carnes vermelhas gordas ainda fazem parte do consumo diário das crianças. Apesar de algumas escolas abolirem as coxinhas, batatas fritas e outras guloseimas de suas cantinas, muitas crianças ainda resistem à ideia. Driblam os pais, por exemplo, fazendo troca de lanches com os colegas.”

Para tranqulidade dos pais, estudo recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos, publicado na Pediatrics, revelou que dieta restritiva e prática regular de atividade física são eficientes no controle da doença. Ou seja, fazem com que as taxas de colesterol abaixem sem que seja necessário recorrer à medicação.

A nutricionista ainda ressalta a importância das fibras que ajudam no controle do colesterol.

Continua após publicidade

Os pais, porém, devem procurar ajuda profissional para estabelecer um cardápio ideal para aqueles pacientes com hipercolesterolemia. Em crianças, o LDL deve estar abaixo de 170 mg/dL, e o HDL acima de 35 mg/dL. Para avaliar essa taxa, basta um exame de sangue.

De acordo com os pediatras, a partir dos 4 anos, deve-se realizar o exame a cada cinco anos. Já aquelas cujos pais apresentam colesterol alto antes dos 40 anos precisam checar anualmente. Já crianças obesas necessitam submeter-se ao exame a cada seis meses.