Quando as crianças assumem o ônus da separação?

por Blenda de Oliveira

"Sou casado há 14 anos e tenho um filho de seis. Apaixonei-me por outra pessoa e minha esposa sabe. No início, queria até lutar para continuar meu casamento, mas o tempo passou e o sentimento se solidificou. Hoje, busco uma forma de sair sem machucá-los"

Continua após publicidade

Resposta: Infelizmente essa é uma situação que não tem melhor ou pior, machuca de qualquer jeito.

Pela minha experiência, a melhor saída é resolver com toda a honestidade e logo, pois, com certeza, ela já sabe que o casamento de vocês não mais existe enquanto um compromisso entre um homem e uma mulher.

Você fez isso lá trás, foi claro com ela, não? E, mesmo assim, tentou ir por outros caminhos para salvar seu casamento. Mas amar alguém é assim, não termina por decreto ou unicamente por uma vontade. Talvez o pedaço que deva estar sendo mais difícil é o de encarar sua decisão e todas as culpas que surgem nesse momento.

As instituições casamento e família têm uma enorme força. Dessa forma, tomar a decisão de terminar um casamento e, ainda por amar outra pessoa, é e sempre será uma decisão dolorosa para ambos os lados. Porém, é uma enorme dor manter algo que não faz uma pessoa feliz.

Continua após publicidade

Muitos falam do casamento como se ele fosse eterno, mas todos nós corremos o risco de não querer estar com a pessoa que anteriormente escolhemos para ser nosso ou nossa parceira para sempre. Somos mais vulneráveis que gostaríamos. Se já sabe o que quer, se não tem dúvidas siga adiante, mas esteja preparado para lidar com culpas, acusações que são esperadas nessas decisões.

Sensação de desamparo pode levar a criança a tomar a dor daquele que não queria se separar

Gostaria apenas de sugerir que tenha muito claro e procure agir com toda clareza com seu filho, mostrando que como pai estará sempre presente com seu amor de pai. Procure ser sempre um excelente pai, pois as crianças às vezes se sentem muito desamparadas nesse momento e, em alguns casos, tomam as dores da mãe ou daquele que não pretendeu separar-se. Nos processos de separação os filhos, em geral, acabam assumindo o ônus do casal, o que é muito injusto com eles.

Continua após publicidade

Quando as crianças assumem o ônus da separação?

As crianças assumem o ônus da separação quando os pais usam a paternidade como moeda de troca ou como uma forma de atacar o ex-parceiro. Casais que conseguem ser generosos uma com o outro, são consequentemente generosos e cuidadosos com seus descendentes.

Cuide-se e esteja fortalecido para tomar o seu caminho. Se sentir que tem conflitos impeditivos e tem vivido muito atormentado com essa decisão, busque uma ajuda para trocar algumas ideias e não sair desse casamento e logo iniciar um outro movido pela crença que será perfeito. Todos os casamentos têm seus problemas, seus gargalos e para você que esteve casado durante 14 anos, talvez seja importante ter um tempo sozinho, mesmo que a pessoa que se apaixonou esteja junto. Tenha tempo para você se organizar e deixar sua família organizada.

Por que ficar um tempo sozinho?

Sair de uma relação e entrar em outra facilita que as expectativas sejam apenas deslocadas e pouco elaboradas. Quando se inicia uma relação seguida a uma antiga, mesmo que não seja consciente, há muitas demandas de fazer e ser diferente. Sabemos que mais cedo ou mais tarde qualquer relação mostrará seus desencontros e dificuldades. Ficar um pouco só é um modo de organizar a rotina com os filhos, com o dia a dia sem a estrutura antiga. Claro que esse tempo é definido por cada um, mas importante ficar atento para não se juntar pelo medo de estar só. Por melhor que seja uma relação, aprender a ficar só a dois também é um sinal amoroso e de maturidade.