imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Penso em me separar, mas não consigo. O que faço?

Qualquer separação implica em perdas

01 jan, 2016

por Anette Lewin

"Estou casado há 18 anos, tenho uma filha linda de 10 anos que tem forte ligação comigo. Há dois anos penso em me separar. Cheguei a sair de casa por uma semana, mas não agüentei ficar longe de minha filha. Atualmente faço terapia."

Resposta: Qualquer separação implica em perdas. Sua maior dificuldade, a meu ver, está na fantasia, construída por você, de que você pode encontrar um modo de sair desse casamento sem perder nada. Impossível. Encare as perdas, que certamente virão, com mais naturalidade e trabalhe em sua terapia sua capacidade de reconstruir, refazer o vínculo com sua filha de modo diferente e iniciar novos relacionamentos. A bola está com você!

Meus casamentos acabaram porque meus maridos trabalhavam demais

Resposta: Você reparou que ao falar de seus maridos, o ex e o atual, seu enfoque está no trabalho deles? Tanto o primeiro que você diz ser competente profissionalmente quanto o segundo, são tratados por você da mesma forma, com críticas e ameaças de separação. Talvez o que realmente falte a você, é fazer um vínculo afetivo, trabalhar junto com alguém pela relação e não julgar a relação o tempo todo.

Ameaças não seguram ninguém, muito pelo contrário, afastam. E se você já levou tombos na vida tente aprender com eles. Você é uma mulher que faz vínculos e os mantêm por bastante tempo, portanto devem existir características interessantes em você. Tente olhar para elas ao invés de criticar quem está ao seu lado; tente gostar de você para entender o que realmente é importante para se gostar de alguém. Se não conseguir fazer isso sozinha, procure ajuda profissional.

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?