Culpar alguém é uma forma de tentar obter controle sobre essa pessoa

por Saulo Fong

A culpa é um dos sentimentos mais paralisantes e limitantes do ser humano.  

Continua após publicidade

Esse sentimento é utilizado por muitas religiões para manipular e controlar os fiéis. A culpa está baseada na noção de como alguém deveria ser ou agir, baseado no que uma pessoa ou um grupo considera certo ou errado.

Muitos de nós aprendemos desde pequenos a também nos sentir culpados através da cultura, da religião e da sociedade. Aprendemos também a gerar culpa em outras pessoas pelas chantagens emocionais. Vejo isso acontecer com muitos pais que fazem chantagem emocional com seus filhos. E depois, vejo o ciclo acontecer ao contrário. Essa dinâmica se dá da seguinte forma:

– Faça isso senão papai vai ficar bravo com você ou papai não vai gostar de você.

Quando essa criança se tornar um adolescente, poderá usar a mesma estratégia não dando carinho aos pais, caso eles não obedeçam o seu desejo.

Continua após publicidade

O sentimento de culpa pode aparecer também quando algum integrante de um grupo ou família decide seguir um caminho diferente dos outros membros de seu clã ou de seus antepassados. Por exemplo, o filho de servidores púbicos que decide empreender o próprio negócio pode se sentir culpado por não seguir o caminho de seus pais. Em alguns casos a culpa pode lhe retirar a energia para seguir adiante.

Livre-se da culpa

Uma solução para lidar com a culpa, é perceber os pensamentos que vêm à mente quando estamos prestes a fazer algo ou quando o sentimento de culpa surgir. Perceba qual o pensamento que foi o gatilho para esse sentimento.

Continua após publicidade

Muitas vezes esse gatilho possui um verbo muito utilizado para gerar culpa: "DEVERIA". Por exemplo, você não deveria ter feito isso ou você deveria ter feito aquilo. Uma solução é deixar o passado para trás e assumir a responsabilidade pelas consequências.

Quando a culpa for gerada por uma escolha diferente em relação à escolha dos outros integrantes do seu grupo, a solução é reconhecer com respeito os limites de cada um e até mesmo fazer uma homenagem a eles, dedicando o sucesso da nova escolha a essas pessoas que não puderam ou não quiseram trilhar o caminho que você escolheu.

Reconhecer a própria culpa e os mecanismos que atuam em você é o primeiro passo para transcender esse sentimento e ganhar forças para seguir adiante com uma vida mais plena.