Curiosidade é uma energia reprimida pela sociedade

por Saulo Fong

Vivemos em uma sociedade onde a cultura predominante reprime a curiosidade com ditados populares como: "a curiosidade mata."  

Continua após publicidade

Se observarmos os animais, notaremos que eles são curiosos por natureza, pois a curiosidade é a mola propulsora para novos aprendizados e, portanto, para a sobrevivência.

Da mesma forma, um bebê quer aprender o mais rápido possível sobre o seu ambiente, pois esse instinto já está intrínseco em sua natureza. Entretanto, muitos pais não têm paciência para lidar com a curiosidade de seus filhos, reprimindo-os desde pequeno, da mesma forma que eles próprios foram reprimidos.

Infelizmente, a curiosidade de muitas pessoas também não foi estimulada durante a infância, e muitos acabaram sendo desconectados dessa poderosa energia que mantém a vida fascinante.

A alegria de descobrir e aprender algo novo é uma das principais fontes de energia para continuar seguindo adiante na vida com plenitude e motivação.

Continua após publicidade

A diferença da energia de curiosidade da criança para a do adulto é o discernimento adquirido através de seu conhecimento e suas experiências. Um adulto, por exemplo, sabe os efeitos nocivos das drogas, por isso sabe pesar as consequências de suas escolhas em sua vida.

A curiosidade também é a energia que move as pessoas em busca de novos relacionamentos, pois cada pessoa é um universo próprio de mistérios e aprendizados.

Uma forma de estimular novamente a poderosa força da curiosidade é começar aprendendo algo novo. Pode ser uma nova habilidade, uma nova língua ou um novo hobby.

Continua após publicidade

Como todo novo aprendizado, essa experiência pode causar certo desconforto no começo… justamente por você não ter o conhecimento daquilo que deseja aprender. Entretanto, o segredo é persistir até que o aprendizado volte a ser prazeroso e divertido.

Dê o primeiro passo, aprenda a ser novamente curioso e desfrute das possibilidades que essa energia irá proporcionar em sua vida.