Conheça os alimentos que aumentam e diminuem a libido

por Patricia Davidson Haiat

A falta de libido ou anedonia (falta de prazer) pode ter inúmeros motivos. Em relação às mulheres podem ser provenientes de estresse, baixa autoestima, hormônios alterados com com o uso de anticoncepcional e deficiência nutricional, principalmente de zinco e vitamina B6.

Continua após publicidade

Já em relação aos homens podem ser por baixa produção de hormônio testosterona, estresse, o uso de certos medicamentos como a finasterida que é usada para casos de calvice e deficiências nutricionais.

Uma dieta balanceada e com alimentos adequados podem exercer muitas ações no metabolismo, aumentando a circulação sanguínea ou atuando no sistema nervoso central aumentando a produção dos hormônios sexuais, alterando a libido, aumentando a sensação de prazer, o tempo de ereção e a lubrificação vaginal.

Alguns alimentos podem interferir negativamente na diminuição de libido: alimentos mais calóricos e gordurosos em excesso, chás como valeriana, camomila, e alguns alimentos com ação sedativa e tranquilizantes como alface e maracujá.

Já os alimentos que possuem efeitos positivos em aumentar a libido são: banana, aspargos, aipo, castanhas, nozes, ovos, alho e gengibre.

Continua após publicidade

Aspargo: considerado afrodisíaco por conter vitamina B3 (promove dilatação dos vasos sanguíneos), pode ter a capacidade de prolongar a ereção e aumentar a lubrificação da mulher.

Aipo: é um excelente alimento para estimular o apetite sexual feminino. Isso se dá porque o aipo contém androsterona, um hormônio inodoro eliminado através da respiração que, ingerido por homens, aumenta a libido feminina.

Açafrão: essa especiaria alaranjada possui relação com o aumento dos batimentos cardíacos e do suor, sinais de excitação sexual.

Continua após publicidade

Alho: usado contra a obstrução dos vasos, pode ajudar a melhorar o fluxo do sangue e a prolongar a ereção. Devido ao aumento da circulação, há a possibilidade de aumentar a lubrificação da mulher.

Banana: rica em magnésio, a fruta é importante por promover a vasodilatação e aumentar o desempenho sexual, além de auxiliar na produção de serotonina, que provoca a sensação de felicidade.

Especiarias: o cravo, a noz-moscada, o ginseng, a canela e a mostarda, por exemplo, podem provocar o aumento da secreção lubrificante vaginal e da produção de testosterona no homem.

Frutos do mar: principalmente as ostras, rica em zinco, um mineral importante para fabricação de secreções, como a da lubrificação feminina. Também ajuda no tratamento de infertilidade do homem por aumentar a contagem e a mobilidade dos espermatozoides.

Gengibre: devido à sua ação estimulante do sangue, a raiz pode ajudar a prolongar a função erétil e a estimular a lubrificação feminina.

Oleaginosas: a arginina e a vitamina B3 estão presentes nessas frutas (como castanhas, nozes, amêndoas e avelãs) promovem a vasodilatação, o que aumentaria a libido.

Abacate: a fruta é rica em ácido fólico, que ajuda no metabolismo de proteínas, garantindo mais energia. Ela também contém vitamina B6, que aumenta a produção de hormônios masculinos, e potássio que, além de aumentar a libido tanto masculina quanto feminina, ajuda a regular a produção de hormônios da tireoide em mulheres.

Ovos: são ricos em vitaminas B5 e B6 que regulam a produção de hormônios do corpo e combatem o estresse, um o dos maiores inimigos da libido.

Maca peruana: conhecida também como ginseng dos Andes ou viagra dos incas, pode melhorar o fluxo sanguíneo na zona pélvica de homens e mulheres. Tem a capacidade de promover a mobilidade dos espermatozoides e do volume seminal, auxiliando no tratamento de infertilidade.

Chocolate: além de possuir propriedades estimulantes, o chocolate aumenta a produção de serotonina, que dá sensação de prazer e felicidade. Esses efeitos têm sido relacionados com a presença da feniletilamina, capaz de estimular o hipotálamo, induzindo a sensações agradáveis.