Será que estou com depressão pós-parto?

por Dr. Joel Rennó Jr.

"Tenho 21 anos, tenho um bebê com quase três meses e não ando muito bem emocionalmente. Gostaria de saber se meus sintomas, se enquadram em depressão pós-parto. Meus sintomas são, falta de paciência, mau humor excessivo com o bebê. Às vezes perco a cabeça e até imagino coisas, como sufocá-lo com o travesseiro, ou então, um acidente qualquer. Mas claro, não tenho coragem de fazer nada disso, amo meu filho. O meu problema maior é com meu parceiro, gosto dele, mas não o suporto. Na gravidez isso aconteceu do quinto até o nono mês, não o suportava, mas agora isso continua, não consigo agüentar ele perto de mim. E o pior, me sinto horrível em tratá-lo assim, mas não tem jeito, ele já esta começando a achar que não gosto mais dele, só que não é isso."

Continua após publicidade

Resposta: Vale a pena você procurar uma ajuda com um psiquiatra competente. Os sintomas relatados são compatíveis com depressão pós-parto. O tratamento correto é seguro e eficaz. Pode ser psicoterapêutico ou medicamentoso, a depender da avaliação do especialista. Para maiores detalhes – clique aqui – leia o meu texto sobre o assunto.

Estou reestruturando minha empresa, em certos dias, preciso recorrer a remédios como Lexotan. Tudo ainda leva uns dois meses para ficar em ordem, o que fazer para me recuperar de toda esta tensão?

Resposta: Sei que você está passando por um momento de muita tensão devido à reestruturação de sua empresa. Nestas horas, é importante você fazer alguma atividade física, fazer meditação ou técnicas de relaxamento, além de dedicar tempo à família e ao lazer. Evite excesso de álcool ou cigarro. Isso também vale para o excesso de café. O uso de ansiolíticos como os citados 'calmantes' deve ser feito com cuidado e critérios, de preferência, com orientação médica. Quem sabe uma psicoterapia breve com um profissional competente também possa ajudá-lo.

Tenho 39 anos, levo uma vida sedentária e meu coração andou disparando, mas agora parou
Fiz eletrocardiograma, mas não acusou nada

Continua após publicidade

Resposta: À primeira vista, tais batimentos cardíacos acelerados podem ser decorrentes de ansiedade, principalmente após as realizações dos primeiros exames cardiológicos que não acusaram nada. Em situações de estresse isso pode ocorrer. Acho válido você investigar do ponto de vista cardiológico, porém, pela sua idade, provavelmente, você não encontrará nenhuma causa clínica. Fique tranquilo. Procure mudar alguns hábitos de vida e quem sabe procurar um psiquiatra para avaliar um possível quadro clínico de ansiedade.