Por que ele tem necessidade de me provocar ciúme?

por Anette Lewin

"Ele gosta de me provocar ciúme. Gosta que eu demonstre que estou enciumada e quando isso acontece, ele faz aquela 'cena', diz que eu estou vendo coisas, que estou criando situações que não existem."

Continua após publicidade

Resposta: Talvez esse seu modo racional de ser, deixe seu namorado inseguro. Talvez ele queira sentir que provoca 'emoções' em você, queira se certificar que tem algum poder nessa relação. Aí usa essa tática infantil, primária e… dá certo! Você deve estar reagindo do jeito que ele quer, dando a ele a sensação que ele consegue te atingir senão ele não usaria essa mesma tática sempre, não é? Quem sabe se você demonstrar mais suas emoções e evitar usar táticas racionais ele se sinta mais seguro do seu lado e pare com esses joguinhos?

Será que ela fazia no ex os mesmos carinhos que faz em mim?
E o pior é que os pais delas ainda mantêm contato com seu ex

Resposta: Você sente que precisa ter o controle absoluto da pessoa para poder se ligar a ela, não é? Reflita um pouco: ninguém tem controle absoluto do passado de ninguém e muito menos do futuro. Relacionar-se implica em correr riscos de perda, com passado ou sem ele. É claro que os riscos diminuem se o presente é vivido intensamente e as pessoas se entregam na relação, mas garantias absolutas você não vai encontrar mesmo que se relacione com uma virgem. Pense nisso e não deixe escapar as oportunidades que se apresentam a você. Faça um esforço para fortalecer sua relação com sua namorada ao invés de ficar analisando e criticando a família dela.

O que faz a gente se sentir seguro numa relação, é a soma das coisas que a gente vive junto com a pessoa e não o que cada um vive separadamente. É isso que vai criando uma cumplicidade que nos dá segurança. Se não conseguir fazer isso sozinho, procure ajuda profissional. Talvez uma terapia de casal possa ajudar.

Continua após publicidade

Meu namorado diz que me ama, mas não com a mesma intensidade que amou uma outra mulher

Resposta: Seu namorado está falando de sentimentos e sentimentos às vezes são contraditórios e confusos. Aprendemos que temos que escolher uma pessoa para gostar e, às vezes, gostamos de várias ao mesmo tempo, não é? Então tente se basear mais no que seu namorado faz no que ele diz que sente. Afinal, é com você que ele está, não é? O que vai acontecer no futuro, ninguém sabe. Tente fazer da relação de vocês uma relação agradável no dia a dia: afetuosa, compreensiva, com planos a dois para o futuro, para que ela continue. Agora, se você ao invés de viver dia após dia, ficar pensando na ex-namorada e trazendo essa discussão constantemente para dentro da relação, você mesma estará contribuindo para que a relação se enfraqueça.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.

Continua após publicidade