Por que desabafar com um amigo faz bem

por Gilberto Coutinho

É sabido que a conversa franca com uma pessoa de confiança ou o desabafo com um verdadeiro amigo podem fazer alguém sentir-se melhor. Isso ocorre porque a própria expressão verbal, a queixa e a confissão de um segredo pesado também possuem, em sua essência, um grande valor catártico – purificador. Mas isto, por si só, não exime a necessidade de se fazer psicoterapia.

Continua após publicidade

Isto porque existe uma força impulsionadora que está por trás do comportamento de uma pessoa, que é a necessidade de aprimoramento, crescimento pessoal e auto-realização.

Por isso, diante de problemas de difícil solução, que a pessoa não consegue resolver sozinha, com a própria força de vontade e com a ajuda de amigos, a psicoterapia poderá ser de grande valor.

Inicialmente, a psicoterapia visa proporcionar o encontro, o reconhecimento, a conscientização das tendências e dos esquemas emocionais adoecedores. A partir de então, se efetua a ruptura dos afetos, dos obstáculos, pré-julgamentos que, em última análise, seria a quebra dos mecanismos neurotizantes que mantêm a pessoa em angústia e ansiedade, que fazem adoecer todo o seu sistema.

Tratamento da alma

Continua após publicidade

Conceitua-se psicoterapia – do grego "psykhe", "alma" e "therapeia", "tratamento" – como o conjunto de técnicas terapêuticas empregadas para se tratarem os distúrbios cuja origem seja psíquica, ainda que eles provoquem manifestações somáticas, sendo sua ferramenta principal a palavra.