imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

É possível amar dois homens ao mesmo tempo?

Regras sociais são feitas para controlar os instintos humanos

01 jan, 2016

por Anette Lewin

Resposta: Que é possível amar dois homens ao mesmo tempo você já sabe, pois está vivendo essa experiência. Talvez você esteja se perguntando se é possível administrar dois amores ao mesmo tempo e aí a resposta é: depende. Depende da sua capacidade de correr riscos e assumi-los; depende da sua relação com as culpas geradas por comportamentos não convencionais; depende de sua relação com cada um desses dois amores.

Em geral, as regras sociais são feitas para controlar os instintos humanos. Aquele que se julga capaz de controlá-los e administrá-los sem ferir a si e aos outros pode abrir mão dessas regras sem maiores conseqüências. Entretanto, para chegar a esse amadurecimento é necessário conhecer-se muito bem!

Estou apaixonado por ela, mas ela só me vê como um grande irmão.

Resposta: Você tem um desafio pela frente, não exatamente um problema. Talvez se você encarar as coisas desse modo elas se tornem mais fáceis. Realmente a linguagem da amizade é diferente da linguagem do namoro. Você pode começar essa mudança usando sinais não verbais: olhares mais prolongados acompanhados de sorriso, elogios à aparência dela, etc. Depois, se houver resposta positiva por parte dela, comece a falar aos poucos dos seus sentimentos. Tente não desistir depois das primeiras resistências, se acontecerem, pois as mulheres gostam de ser cortejadas e não costumam ceder de cara. Entenda também, que se, depois de várias tentativas, ela não der algum sinal positivo, é porque ela não está a fim mesmo. Aí, parta para outra! Boa sorte!

Meu namorado foi num bordel estou insegura, estou sendo infantil?

Resposta: Não, você não está sendo infantil, está apenas tentando entender seus sentimentos e as necessidades do seu namorado. A fantasia da prostituta na cabeça de qualquer mulher é perigosa pois, supõe-se que a prostituta 'sabe mais'. E de fato - às vezes mas nem sempre-, até sabe tecnicamente falando. Mas não se esqueça que o sexo comprado não caracteriza uma relação de fato, mas sim uma simples troca. A relação de fato é o que ele tem com você, trocando afetos e até sendo bastante honesto com você ao te contar das transas que teve! Acredite em você e entenda que ninguém pode controlar o passado das pessoas, mas pode sim cuidar do presente para que a relação se fortaleça e supere em importância o que já aconteceu e até o que possa vir a acontecer.

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento


É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos:

1º formato: responder as perguntas enviadas por você;

2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.

O que você achou do novo Vya Estelar?