Desânimo no final da adolescência. O que pode ser?

por Eduardo Ferreira Santos

"De uns tempos para cá, não sei o que está acontecendo comigo. Tenho estado muito desanimada é fico estressada por qualquer coisa. Só tenho 18 anos e não tenho mais vontade de me arrumar, fazer exercícios… Tudo o que era importante para mim simplesmente deixou de ser. Acabei me afastado das pessoas, porque não tenho o que conversar. Minha mente está vazia e também me sinto desconfortável perto das pessoas. Estou muito confusa."

Continua após publicidade

Resposta: Toda "passagem" de período de vida, como da adolescência para a vida adulta ou, mais tarde, da vida adulta para a velhice, pode ser considerado um "período potencialmente crítico", pois implica em algumas mudanças concretas no até então modo de viver.

A adolescência, por si só, já traz grandes problemas, pois nos prepara para esta mudança, deixando-nos confusos sobre nossa identidade e projetos de vida. Quando se completa esta fase surge o "É agora! Sou um adulto! O que fazer?" … é uma grande mudança, portanto uma situação crítica que pode nos levar a uma depressão reativa, o que parece ser seu caso.

De qualquer maneira, devido à intensidade com que esses sintomas estão a afetando, vale a pena consultar um psicoterapeuta para uma avaliação melhor, pois os quadros depressivos são comuns nesta idade e, neste caso, seria preciso uma intervenção mais incisiva!
 

Atenção!

Continua após publicidade

Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.