Frutas devem ser consumidas com moderação

por Adriana Kachani

Frutas são alimentos excelentes. Fazem parte do grupo dos alimentos reguladores, aqueles que são ricos em fibras, vitaminas e sais minerais. Fibras solúveis (boas para formarem o bolo fecal) e insolúveis (que aumentam a motilidade intestinal). Estão no segundo andar da pirâmide alimentar, antes mesmo do grupo de carnes. A cada mês temos novidades na banca de frutas da feira e sacolão, são gostosas, docinhas, irresistíveis e…não engordam! Será?

Continua após publicidade

Pelo menos é o que a maioria das pessoas pensa. Que ao consumir frutas estariam driblando a vontade de comer doce, e assim economizando grande quantidade de calorias. Assim, frutas seriam uma ótima opção de lanches ou sobremesa. Sucos seriam ótimos substitutivos ao refrigerante. OK, tudo isso é verdade. O problema é quanto de frutas as pessoas consomem?

A já referida pirâmide alimentar orienta que sejam consumidas de 3 a 5 porções de frutas diárias para um indivíduo que queira manter seu peso. Mas quem vai definir a quantidade exata de porções é uma nutricionista, ao avaliar características individuais de peso, altura, idade e quantidade de atividade física diária. Isso porque todo extremo é ruim. Comer menos do que se deve pode repercutir numa falta de vitaminas e minerais. Consumir mais do que as necessidades pode fazer com que você consuma menos de outros alimentos também importantes. E…pode engordar também!!!!

Sim, por incrível que possa parecer, as frutas podem engordar. Afinal, frutas contém frutose, um tipo de açúcar, não é mesmo?

Recebo muitas pessoas com sobrepeso no meu consultório que costumam contar que ao invés de jantar, por exemplo, consomem ½ melancia. Talvez isso soe estranho para alguns, mas é mais comum do que se possa imaginar. Esse tipo de paciente que recebo, normalmente tem a imunidade mais baixa, pois não consome o suficiente de proteínas, sente-se fraco e está acima do peso.

Continua após publicidade

Suco e água

Outros se consideram muito saudáveis, pois tomam suco o dia inteiro!!! Sim, sucos são muito saudáveis, mas se considerarmos que um suco de laranja natural precisa de pelo menos três laranjas, imagine o quanto de frutas diárias esse indivíduo está consumindo… Assim, é melhor que se tome sucos que necessitem de água para serem diluídos. É o caso de suco de abacaxi, suco de maracujá, suco de morango, suco de melancia… Assim, coloca-se uma porção de frutas + água e bate-se no liquidificador até conseguirmos o efeito desejado. Mas a imbatível na escassez de calorias é a limonada, que sendo na versão suíça (batida no liquidificador com a casca e adoçante) contém muito poucas calorias, é muito refrescante e deliciosa! Água de coco também é uma boa opção, além de ser ótimo hidratante e um isotônico natural (cada copo de 200ml deve ser contado como uma porção de fruta).

Porção e fruta inteira

Continua após publicidade

Porção não é igual a fruta inteira. É preciso usar o bom senso. Uma manga não pode ser considerada uma porção de fruta. Mesma coisa um mamão papaya ou abacate. Metade é o ideal. Frutas grandes como melão, melancia, mamão, deve-se pensar em fatias. Uma fatia razoável é uma porção. Frutas pequenas como morangos, uvas, somente meia dúzia. Saladas de frutas é um potinho! Geléias e doces em geral também devem ser contabilizados como porção de frutas. Mesmo quando tiverem adoçantes no lugar de açúcar. Lembre-se que nada mais são do que frutas cozidas. Tudo deve ser contabilizado na sua cota diária, até aquelas frutas colocadas na salada.

E mais uma vez repito que frutas contém açúcares naturais. Isso significa que não necessitam que lhes seja adicionado. Ou seja, sucos não precisam de açúcar. Nem frutas. Menos ainda adição de doce de leite ou leite condensado. Isso são hábitos culturais do brasileiro, transmitidos desde a infância. Assim, se quiserem aceitar um conselho: não acostumem seus filhos desse jeito. Frutas são deliciosas porque são naturais. Não modifiquem o que a natureza nos deu de tão delicioso!