Desintoxicar é o primeiro passo para retornar à forma

Da Redação

Período de desintoxicação é mais do que aconselhável para quem deseja retomar à forma perdida com as guloseimas das festas e reuniões com amigos

Continua após publicidade

Para a maioria, esta época é sinônimo de liberdade, especialmente na alimentação. Mas basta adicionar tira-gostos na praia e aumentar o consumo de bebida alcoólica para deixar pra trás a disciplina alimentar. "O resultado é percebido não só na balança. As toxinas podem estar em todo o organismo – do sistema digestivo à pele", destaca o médico Leandro Vaz, especializado em medicina antienvelhecimento. Quem exagerou na dose e quer retomar a forma adquirida durante a preparação para o verão deve passar por uma desintoxicação, o que não deve ser feito sem orientações de um especialista.

O mito do jejum

Entre os principais mitos relacionados à desintoxicação está o jejum. "Se nosso corpo funciona ininterruptamente, necessita da energia fornecida pelos alimentos", afirma. "Ao invés de radicalizar, o aconselhável é adotar uma alimentação leve, com seis refeições diárias e ingestão de dois a três litros de água".

Frutas que favorecem queima de calorias

Continua após publicidade

Outra dica é o consumo de alimentos ricos em selênio (ex.: castanha-do-pará), ômega 3 (ex.: salmão) e eliminadores de gordura (ex.: farelo de aveia). "Já em relação às frutas, o ideal é dar preferência ao abacaxi, ao mamão, ao melão e à melancia, por possuírem enzimas que favorecem a queima de calorias. Além disso, a prática de atividades físicas moderadas e a sauna também auxiliam o processo", orienta o nutricionista Leonardo Costa.

A desintoxicação proporcionará um melhor desenvolvimento do intestino e do estômago, além da melhora na aparência da pele e dos cabelos.