Você planeja bem o seu dia? Descubra

por Roberto Shinyashiki

Hoje, já levantei pensando no que tenho para fazer antes que o relógio marque meia-noite novamente. Por onde começar?

Continua após publicidade

Acertar o conserto no banheiro. Agendar aquela visita ao médico prorrogada há duas semanas. Abrir duas dezenas de e-mails à espera de resposta. Entender os novos procedimentos de organização da empresa. Trabalhar para atingir metas ainda mais ambiciosas. Terei energias para chegar em casa, no fim do dia, e brincar com meus filhos?

Fiquei cansado antes mesmo de botar o pé para fora da cama. Parei. Respirei lentamente por alguns instantes. Fiquei em silêncio e convenci a mim mesmo: é minha função, e de mais ninguém, escolher que 'tipo de dia' eu terei! Com você acontece a mesma coisa, esteja certo.

Você pode reclamar que está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Pode ficar triste por não ter dinheiro ou se sentir encorajado para administrar as finanças, evitando o desperdício. Pode reclamar da saúde ou dar graças por estar vivo. Pode se queixar dos seus pais por não terem lhe dado tudo o que queria ou pode ser grato por ter nascido. Pode reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho. Pode sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus. Pode lamentar decepções com amigos ou se entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.

Se as coisas não saem como planejamos, podemos ficar felizes por ter o dia de hoje para recomeçar. Lembre-se: o dia está em sua frente, esperando para ser o que você quiser. Aí está você, o escultor que pode dar forma a tudo isso. Escolha sempre o melhor, nunca o mais fácil. Algumas soluções de hoje vão criar os problemas de amanhã.

Continua após publicidade

Torço para que, amanhã cedo, você se levante com alegria e celebre a oportunidade que a vida lhe dá para lutar uma vez mais, com energia renovada, por seus sonhos de felicidade e saiba com sua energia realizar o que se propõe, mostrando a todos uma incrível disposição para batalhar até o fim.

Assuma que você é o dono da sua vida e pare de esperar que alguém lhe diga o que fazer. Seja humilde e escute as pessoas, sim, mas tome consciência de que a decisão da sua vida é sua e somente sua!