Como ter um diálogo eficaz com uma pessoa ‘difícil’?

por Rosemeire Zago

"Essa pessoa nunca consegue sentar e conversar sobre um assunto sério que precisa ser resolvido há muito tempo. Gostaria de mostrar para essa pessoa que é uma simples conversa. Não é uma briga, estou disposta a escutar também."

Continua após publicidade

Resposta: Pessoas consideradas “difíceis” e orgulhosas, na verdade, podem estar demonstrando o quanto estão na defensiva, o que muitas vezes dificulta a comunicação e o diálogo.

Já foi dito claramente para essa pessoa sua real intenção com essa conversa? Quais são os argumentos que ela justifica para evitar tal conversa? Você escreve que o assunto é sério. A outra pessoa tem a mesma percepção?

Por mais que você esteja disposta a conversar, não brigar e escutá-la, é preciso considerar se a outra pessoa tem o mesmo desejo que você. Ela realmente não consegue conversar sobre o assunto ou não quer? Essa é uma diferença fundamental e que deve ser considerada antes de se insistir para ter essa conversa.

Mas se ainda assim você considera imprescindível ter essa conversa pense na possibilidade em escrever o que gostaria de falar e entregue a ela e peça que responda. Isso pode ser o começo para um entendimento ou disposição para o diálogo que você deseja.

Continua após publicidade

Atenção!

As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento